Voltar para o blog Educação, Unidade Saúde

Nos processos de ensino-aprendizagem há um interesse crescente por formas mais interativas e estratégias dinâmicas. Os alunos estão cotidianamente imersos em diversos meios de comunicação para transmitir e receber informações.

Os podcasts são inspirados nos programas de rádio: são conteúdos em áudio gravados e disponibilizados, seja para ouvir on-line em plataformas de streaming, seja para download. A praticidade proporcionada pelo podcast faz com que ele seja uma espécie de facilitador que permite reproduzir conteúdo das matérias.

Todo o processo: as conversas, os roteiros, as gravações e edições do material há a participação de professores e alunos que trabalham juntos em busca de um mundo melhor! O momento da conversa, de reunir-se em uma mesa (presencial ou on-line) e falar sobre o que se sabe, o que se gosta e buscou conhecer mais é um momento de enriquecimento para todos. O resultado é uma escola com alunos mais participativos que transmitem o aprendizado de forma leve, colaborativa e compartilhada!

O projeto foi enviado para apreciação do Movimento Escolas pelo Clima e selecionado, entre mais de 300 projetos, para ser um dos 50 a se apresentar no 1º Congresso do Movimento Escolas pelo Clima, que aconteceu em dezembro, o que muito nos honra e nos incentiva a continuarmos com esse projeto que ultrapassa os muros da escola.

Com 250 escolas signatárias representando mais de 250 mil alunos e 20 mil educadores de todas as regiões do país, o Movimento Escolas pelo Clima é a maior comunidade de escolas comprometidas com a pauta climática do Brasil. Para tornar-se signatária, a instituição de ensino precisa cumprir, no prazo de um ano, dois requisitos: realizar ao menos uma capacitação para professores e uma atividade pedagógica com alunos em educação climática.

Esse é o movimento de formação no qual acreditamos, aquele que estimula o estudante a se sentir parte do mundo e que pode interferir positivamente no meio que habita.

Texto por: Eliane Oliveira, professora no Colégio Santa Amália, unidade Saúde.