Política LGPD

A Liga Solidária é uma organização da sociedade civil criada em 1923 e que tem como escopo primordial trabalhar em prol da sociedade, formando cidadãos e desenvolvendo agentes sociais. Nos seus diversos pilares de atuação, a Liga preocupa-se todos os dias com valores como a cidadania, privacidade e respeito a cada um de seus parceiros, atendidos e fornecedores. Assim, desde que foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709 de 14 de agosto de 2018, a organização vem se mobilizando para adaptar suas rotinas, dando cumprimento aos seus dispositivos, demonstrando o respeito a todos aqueles que porventura tenham os seus dados circulando na organização.

Sempre atentos às boas práticas e regras de compliance, muitas vezes trazendo o pioneirismo para o terceiro setor, a Liga Solidária trabalha no cumprimento de seus objetivos institucionais, adequando à nova legislação seus processos e fluxos internos, de maneira a zelar pelos dados de todos os seus clientes, parceiros e fornecedores.

Com o aparecimento da nova legislação, a Liga, ciente de que este normativa trata não só eventual perda de dados, ou invasão de sistemas e computadores, mas sim o tratamento dos dados, ou seja, a entrada, circulação, armazenamento e saída de todo e qualquer dado da organização que possua um titular, vem desenvolvendo ferramentas e maneiras de dar ao titular do dado informações especificas sobre sua utilização e também a ciência de que este compete a cada um a prerrogativa de determinar como e se quer que suas informações sejam trabalhadas internamente, respeitando as exceções legais, como no tocante às políticas públicas, cuja interação é uma realidade no cotidiano de uma organização da sociedade civil.

Como a Liga mantem, além de seus Programas na área da assistência social e da educação, unidades mantenedoras que garantem e reforçam seus objetivos institucionais, também em cada uma delas os dados são tratados em conformidade com as boas práticas e de maneira adequada à nova Lei Geral de Proteção de Dados quando esta estiver em pleno e inequívoco vigor.

Salientamos que todos os dados preenchidos voluntariamente são protegidos por criptografia de chaves certificada por Let`s Encrypt e contam com utilização de Firewall, Antivírus e outras medidas de segurança e ferramentas reconhecidas do mercado.

Como organização que zela pela valorização do ser humano, pela formação de agentes capazes de transformar a sociedade e sustenta pilares e valores como a cidadania, o empoderamento e a percepção de que cada um pode e deve zelar pelos seus direitos individuais e coletivos, seguimos incólumes no cumprimento das leis que protegem a sua privacidade e zelamos pelo dever de informação e a demonstração clara de como atuamos dentro dos nossos objetivos estatutários.

Assim, caso queiram manifestar-se sobre o tratamento de seus dados, tirar dúvidas ou solicitações a Liga Solidária, disponibilizamos o e-mail: privacidade@ligasolidaria.org.br.