Voltar para o blog Unidade Saúde

O Colégio Santa Amália, teve sua própria Cantata de Natal

Na História da Música, “Cantata” é um tipo de composição vocal para uma ou mais vozes, com acompanhamento instrumental, à capela, com coro e/ou solistas. Diferentemente de outros gêneros musicais, não apresentam cenários nem atores. Esse gênero musical surgiu ali pelo século 16, firmando-se no século 17. O nome “Cantata” veio para diferenciá-la das “Toccatas” e “Sonatas”, peças puramente instrumentais.

Realizamos no Colégio Santa Amália – Saúde, a nossa própria Cantata de Natal com os alunos do Ensino Fundamental 1. A professora Joyce Peixoto Pasti, responsável pelo componente curricular de música, preparou o repertório natalino durante o segundo semestre para as apresentações nos dias 7 e 8 de dezembro último e as turmas apresentaram para as suas famílias de forma brilhante.

A Música e o Natal são temas que dialogam harmonicamente e traz aos alunos, a alegria, a união, a celebração da VIDA, a autoestima, sendo visível o crescimento dos alunos de forma autônoma, por meio da expressão oral e corporal que o canto proporciona.

De acordo com a BNCC, Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 2017, p. 63), “as atividades humanas são realizadas nas práticas sociais e mediadas pelas diferentes linguagens: verbal (oral, visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual e sonora e, contemporaneamente, digital. Por meio dessas práticas, há os processos de interação, constituindo os sujeitos sociais”.

O ensino de Música contempla esta orientação pelo uso da linguagem sonora. O mesmo documento (Brasil, 2017, p. 63) registra que “o ensino de Música e Artes Visuais está atrelado ao ensino de Arte integrado à área de Linguagens”.

A musicalização no ambiente escolar traz muitos benefícios e é fundamental para a integração dos alunos, pois motiva e estimula a harmonia, o desenvolvimento da expressão oral e corporal, a descontração, a sensibilidade, a concentração, a coordenação motora, a lateralidade, a sociabilização, a audição, o respeito a si próprio e aos colegas, a destreza do raciocínio, a disciplina, o equilíbrio emocional, a respiração e o próprio desenvolvimento cognitivo que alavanca os processos de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento.

Por fim, como diz John Rutter (compositor e maestro Inglês): “Uma escola sem coral é como um corpo sem alma.”

E é com este olhar sensível e humano que o Colégio Santa Amália desenvolve e apoia este trabalho.

Andrea P. Colen Marques – Coordenadora Pedagógica do EF1 (Período da manhã) – Colégio Santa Amália – Saúde

Joyce Peixoto Pasti – Professora de Música do Colégio Santa Amália – Saúde

Suely Moracami Matsumoto – Coordenadora Pedagógica do EF1 (Período da tarde) – Colégio Santa Amália – Saúde