Sonhar!

Isso também se aprende na escola.

MATRÍCULAS ABERTAS

Saúde: (11) 5070-3555

O TEMPO DAS ESCOLHAS

Chegar ao Ensino Médio significa viver a conclusão da Educação Básica, preparando-se para o ingresso na universidade e para escolher seu caminho profissional.

Queremos que você faça as melhores escolhas e seremos parceiros nessa caminhada, consolidando sua formação cultural, humanista e científica, estimulando o seu pensamento crítico sobre questões da atualidade e pluralidade, oferecendo o conhecimento e formação pessoal para seu acesso às melhores universidades.

O ENSINO MÉDIO NO COLÉGIO SANTA AMÁLIA

A Lei nº 13.415/17 (Novo Ensino Médio), alterou a LDB (9394/96) e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, definindo uma organização curricular mais flexível, contemplando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes Itinerários Formativos.

A nova estrutura traz aos estudantes a possibilidade de escolhas de diferentes TRILHAS com base em seu projeto de vida e sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.

Durante os três anos do Ensino Médio, suas aprendizagens serão compostas pelas competências e saberes de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

Aqui no Colégio Santa Amália você vai aprender de um jeito diferente, articulando os saberes e desenvolvendo sua autonomia intelectual e emocional.

FOCO NA APRENDIZAGEM

Na área de Linguagens, os componentes curriculares são Literatura, Redação, Gramática, Língua Inglesa, Arte e Educação Física.

Você terá a oportunidade de aprender a Língua Inglesa num curso intracurricular (no período regular de aulas) em turmas compostas por nível de conhecimento, com material, equipe de professores e metodologia da Seven Idiomas.

Para nós, a aprendizagem da Arte no Ensino Médio amplia as experiências estéticas e coloca você como protagonista que expressa seus sentimentos e criatividade. Por isso, a partir de temas como teatro, produção multimídia, fotografia, moda, arte urbana, design, arquitetura, oferecemos anualmente para os estudantes da 1ª e 2ª série, três desses temas para que você escolha um a cada trimestre. Para os estudantes da 3ª série, o tema é história da arte.

Educação Física também é aprendida de um jeito especial. Anualmente são oferecidas três ou quatro modalidades, e você poderá escolher uma a cada trimestre. São elas: jogos de quadras (futebol, handebol, basquete, vôlei), práticas esportivas de aventura (skate, parkour, slackline), danças e condicionamento físico.

Na área de Ciências Humanas, os componentes curriculares são História, Geografia, Sociologia e Filosofia.

Em Ciências da Natureza, Química, Física e Biologia e em Matemática duas frentes são aprendidas, Álgebra e Geometria.

TRILHAS FORMATIVAS

Além dos componentes curriculares das quatro áreas (Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática), você poderá optar pela TRILHA FORMATIVA dessas áreas.

Em cada área que compõe a TRILHA há itinerários ESTRUTURANTES e itinerários INTEGRADOS.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

ITINERÁRIOS FORMATIVOS ESTRUTURANTES: são os itinerários comuns a todos os estudantes.

Em Linguagens: Escrita Criativa.

Em Ciências Humanas: Projeto de Vida.

Em Ciências da Natureza: Projetos – Metodologia Steam (maker, prototipação).

Em Matemática: Educação Financeira.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS INTEGRADOS: são os itinerários que você fará a partir da escolha de sua trilha formativa.

Em Linguagens: Jornalismo Digital, Comunicação e Cultura digital, Cinema.

Em Ciências Humanas: Direitos Humanos, Relações Internacionais, Voluntariado.

Em Ciências da Natureza: Biotecnologia, Investigação Científica, Sustentabilidade, Robótica, Consumo Consciente.

Em Matemática: Economia, Inteligência artificial, Programação, Gamificação, Inteligência de Dados, Finanças, Mercado Financeiro.

ENEM E VESTIBULARES

No Colégio Santa Amália, os objetivos do Ensino Médio são a Educação humanista integral e possibilitar escolhas no Ensino Superior, com a preparação para ENEM e Vestibulares.

Por isso, em parceria com o SISTEMA POLIEDRO, utilizamos um material didático completo e atualizado que preparará você para o ingresso e sucesso nas melhores universidades.

ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Para ajudar você na escolha de sua carreira, trabalhar os aspectos socioemocionais de sua formação e para orientar seus estudos no Ensino Médio, o Colégio Santa Amália conta com uma Orientadora Educacional que em parceria com os professores tutores e com as famílias, possibilita a formação integral dos estudantes.

PROJETOS ESPECIAIS

O protagonismo dos estudantes do Ensino Médio é estimulado com a participação no CELiga Jovem, um Congresso no qual você poderá apresentar projetos inovadores e inéditos, apoiados por tecnologia, pois sabemos que a criatividade e o empreendedorismo são habilidades essenciais na sua formação.

Na 2ª. série do Ensino Médio, você terá uma oportunidade única de desenvolver uma Monografia com a orientação do (a) professor (a) que você escolher, de acordo com seu tema de estudo e pesquisa.

Da 1ª. a 3ª série poderá participar do Programa Voluntariado Jovem, em que desenvolverá atividades sociais nas áreas da educação, saúde e cidadania, e fará diferença na vida de muitas pessoas.

HORÁRIOS

2ª a 6ª. feira das 7h às 13h30 e 2ª. e 4ª. feira das 14h30 às 17h.

A melhor educação para seu filho está aqui!

Agende sua visita.

Informe seus dados