Voltar para o blog CSA na Mídia

Eleições: Alunos do Colégio Santa Amália se engajam no primeiro voto e iniciativa é destaque no Jornal da Band

Você está com o seu título de eleitor regularizado? O voto é a ferramenta mais poderosa em prol da democracia. Por isso, diversas ações de incentivo e orientação para emissão e regularização do título de eleitor marcaram o Brasil, especialmente no mês de maio, prazo final para a população ficar em dia com a Justiça Eleitoral e pronta para ir às urnas nas próximas eleições, marcadas para outubro deste ano.

No Colégio Santa Amália, um dos negócios filantrópicos da Liga Solidária, os alunos se organizaram para estimular o primeiro voto. A iniciativa foi destaque no Jornal da Band.

“É uma questão de experiência e de vivência mesmo, além da gente ter essa oportunidade de aplicar a cidadania mesmo sendo tão novos”, diz a aluna e presidente do grêmio estudantil do Colégio Santa Amália, Kamila Hayashi, para a reportagem da Tv Bandeirantes. Clique aqui para assistir a máteria completa.

JOVENS ELEITORES

Segundo informações divulgadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no inicio do ano, o número de eleitores na faixa etária entre 16 e 17 anos demonstrava queda, se comparado ao mesmo período em 2018. Iniciativas como as da Liga Solidária, assim como outras promovidas em todo o país, voltaram a atenção e buscaram driblar essa estatística, incentivando o exercício da democracia por meio do voto e engajamento de jovens eleitores.

Já no encerramento do cadastro eleitoral desse ano, em 4 de maio, o TSE celebrou a superação de todos os recordes registrados, com 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos entre janeiro e abril deste ano. Segundo o órgão, em março de 2022, o Brasil contou com o ingresso de 522.471 novos eleitores de 16 a 18 anos. Em abril esse número foi de 991.415 jovens com o primeiro título, um salto de 89,7% quando comparado ao mês anterior.