Voltar para o blog Unidade Saúde

Alunos elaboram E-book sobre o impacto das mudanças climáticas para as próximas gerações

As mudanças climáticas já afetam o cotidiano de comunidades em diferentes pontos do globo. Seu impacto é geralmente associado ao meio ambiente, economia e agricultura, mas pouco se fala sobre seus efeitos no dia a dia das pessoas e em suas memórias.

Diante desse cenário os alunos do 7º ano do Colégio Santa Amália Saúde receberam o seguinte desafio: Que memórias e histórias deixarão aos seus filhos? Por meio de um E-book, as turmas reuniram suas memórias mais queridas junto ao Meio Ambiente e refletiram se as próximas gerações desfrutariam também destas “pequenas experiências”. Segundo a professora Vanessa Herrera, uma das envolvidas no projeto multidisciplinar, “os alunos relataram as emoções que sentiram ao, por exemplo, ver a neve pela primeira vez, viajar com os seus avós e desfrutar daqueles ambientes em meio a natureza. Começaram a ver que o papel de cada um é importante na preservação do meio ambiente, para que no futuro seus filhos e netos possam desfrutar destes ambientes também”.

Além de Vanessa, encabeçam o projeto as professoras Amanda Lopes e Regiane Melo, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, História e Matemática. “A ideia era que eles pensassem nas mudanças climáticas não como algo distante no tempo, mas como uma realidade que afeta diretamente a história que estão construindo e o mundo que querem deixar para as futuras gerações”, diz Amanda Lopes. Já Regiane Melo, destaca também a importância de tratar este assunto durante a pandemia. “O resgate de memórias neste período de pandemia foi muito importante para valorizar estes momentos, não só por reavivar emoções, mas também para resgatar a vivência e interação com o ambiente”.

Vamos conferir este lindo trabalho?

Que memórias e histórias deixaremos aos nossos filhos? 7º B

Clique e confira a produção.

Que memórias e histórias deixaremos aos nossos filhos? 7º A