Voltar para o blog Unidade Saúde

Projeto de tutoria apresenta aos alunos expressões preconceituosas para retirar do seu dia a dia

Você já utilizou expressões como: judiar, denegrir e “dia de branco”? Saiba que nestas falas estão enraizados preconceitos? Por desconhecimento, utilizamos palavras e expressões em nosso dia a dia sem a compreensão do seu real significado e peso.

Por isso, o professor tutor Rafael Nogueira criou o projeto “O Preconceito: Como expressões do nosso dia a dia” com os alunos do 7 ano A para despertar a consciência crítica sobre o uso destas palavras e incentivar a turma a utilizar outras expressões para se comunicar.

O projeto foi realizado de forma coletiva entre o professor, que apresentou o primeiro slide sobre o tema, e os alunos, se reuniram em grupos para buscar expressões com origem preconceituosa. Após isso cada grupo trouxe suas expressões e, em conjunto, buscaram formas de substituição destas expressões.

Segundo Rafael, O ponto mais interessante da atividade foi propiciar aos alunos a oportunidade da pesquisa, favorecendo a busca e encontro das palavras ou expressões racistas despertadas pela sua curiosidade e interesse. Creio que desta forma a ação ficou mais significativa para todos envolvidos. Juntos pudemos perceber que o preconceito é fruto do desconhecimento da história e do seu valor na vida das minorias”.