Voltar para o blog Unidade Saúde

Projeto de Tutoria: Diário de Bordo Digital para ouvir sentimentos e sensações dos alunos

No atual momento que estamos vivendo, a educação teve que rapidamente se adaptar de forma massiva ao Ensino Remoto. Devido a este novo formato, foi desenvolvido pelo Colégio Santa Amália Saúde, durante as aulas de Tutoria, um Diário de Bordo digital e manual para o registro das atividades desempenhadas semanalmente pelos alunos, sendo parte integrante de um roteiro de ações criadas pelos professores tutores dos 6 º anos, para a abordagem das emoções e socialização no ambiente virtual.

Intitulada de “Educação em período de isolamento social – um aprendizado para todos!”, a atividade possui o objetivo de identificar e compreender as emoções decorrentes do período de isolamento, de refletir sobre os desafios cotidianos e as possibilidades de superações, além de criar uma memória dos momentos vivenciados para que posteriormente, possa ser resgatado e usado como recurso para novas abordagens sobre temas que envolvam as emoções, relacionamentos e aprendizagens.

A proposta foi inspirada no livro Anne Frank, em que na história, a autora vive um período de isolamento devido a Segunda Guerra Mundial. Para a professora Eliane Oliveira, que está envolvida no projeto, é um momento de manter a conexão entre os alunos. “ O momento social vivido desde março é algo inédito e exigiu de todos uma reinvenção. A tutoria prima por um olhar de aproximação e expansão. Por meio das rodas de conversa vai além das disciplinas estudadas. Com a pandemia a tutoria foi para as salas de estar, quartos, cozinhas, enfim, foi recebida na intimidade das casas e buscou ainda mais a escuta e o aprendizado através das experiências diárias compartilhadas. Nas ações desenvolvidas se fez presente a fala: “Está tudo bem, estamos conectados!”.” Confira abaixo alguns projetos realizados.

* Você pode conferir os demais Projetos de Tutoria em nosso blog.