Voltar para o blog Ex-alunos

Especial ex-alunos: Conheça a história da Amanda e como o trabalho voluntário realizado no Colégio definiu seu futuro profissional

Em mais uma serie de entrevistas com ex-alunos do Colégio Santa Amália, conheça a história da Amanda Repetto Paschoalini, formanda em 2019, e todo o carinho cultivado pelo Colégio desde os seus 5 anos de idade.

Pergunta 1: Você tem saudades de sua trajetória no Colégio Santa Amália? Conte-nos um pouco sobre ela.
Com certeza! Com 5 anos, todas as vezes que passava em frente o Colégio, dizia aos meus pais que estudaria lá, e então, com apenas 6 anos ingressei no Colégio Santa Amália e continuei até me formar no 3º ano do Ensino Médio. Minha trajetória nesta instituição foi trajada de muitas alegrias, respeito, amor, carinho e principalmente, união! Lembro-me de cada colaborador e professor(a) que fez parte da minha vida no colégio, me fazendo crescer como ser humano e como profissional. Além disso, a escola me proporcionou diversas vivências, como trabalhos voluntários (visitação em creches e casa de idosos, doação de sangue e visita ao Graac), saídas pedagógicas e eventos como diversidade cultural e solidariedade. São tantas recordações, e em todas, sou eternamente grata e feliz por tê-las vivido, com certeza me fizeram ser quem sou hoje. O Colégio fez e faz parte da minha vida e quando me perguntam aonde estudei, digo com muito orgulho que foi no Colégio Santa Amália!

Pergunta 2: Relate como sua escolha profissional foi influenciada pela educação /formação que recebeu quando foi aluno no Colégio Santa Amália e quais valores morais, éticos e culturais desse período escolar você carrega até hoje?
Como a maioria dos jovens que estão no Ensino Médio, tive muitas dúvidas sobre que profissão seguir em minha vida, porém, quando estava no 1º ano do Ensino Médio, tive a certeza que queria ser Pedagoga. Sempre amei as crianças e me dei muito bem com elas, mas foi através do trabalho voluntário que fazia em 2017 com a escola, que tive a certeza. Nele, nossa sala visitava uma vez por mês uma creche bem perto do colégio, e brincávamos com as crianças. Lembro-me de ler histórias, brincar de boneca, pula-corda… Era muito divertido, e quando estava lá, o tempo passava muito rápido. Me recordo de sempre pedir para estender mais um pouquinho, só para ficar com as crianças. Por isso, digo que foi graças ao projeto de voluntariado jovem do colégio, que me descobri na pedagogia. Ademais, depois que estava certa do que queria, além dos meus pais, tive grande apoio dos meus professores, que me auxiliaram e me aconselharam sempre em que precisei, sendo muito presentes!

Por fim, os valores que carrego comigo são de respeito, que nunca nos faltou no colégio, disciplina, sempre muito presente e me fazendo ser quem sou hoje e gratidão, tanto pela escola por me proporcionar momentos preciosos, quanto por todos os meus professores que ficaram muito felizes com a minha escolha e me acolheram!

Pergunta 3: O que você pode sugerir para quem está terminando o Ensino Médio no Colégio?
Minha sugestão para os alunos que estão terminando o Ensino Médio é de que aproveitem muito, pois passa muito rápido! Essa escola é maravilhosa, a vida que temos aí dentro é diferenciada, é cheia de alegrias e esforço. Por isso estudem, tenham metas e foco na aprendizagem de vocês, pois logo logo a vida profissional estará batendo na porta, sejam responsáveis e presem por participar das grandes oportunidades que o Colégio traz para vocês, que não são poucas, como Icloc Junior, Voluntariado Jovem e eventos internos. Além disso, usufruam da qualidade de ensino que esta instituição tem, desde a educação infantil até o ensino médio, colocando seus alunos em universidades ótimas e com boas colocações, onde vocês poderão fazer as melhores escolhas para suas vidas e valorizem seus professores e todos que estão à sua volta no dia a dia e acima de tudo, sejam felizes! Por fim, O Colégio Santa Amália é tão querido por mim, que mesmo estudando 11 anos nessa escola, me formando e seguindo carreira profissional, hoje em dia trabalho na outra instituição da Liga Solidária, o Colégio Santa Amália Maple Bear, ou seja, posso até sair do colégio, mas ele não sai de mim.