Voltar para o blog Liga Solidária

Trainee, um caminho de possibilidades e desafios

Trainee, um caminho de possibilidades e desafios

Em agosto de 2022 a Liga Solidária, organização da sociedade civil (OSC) da qual o Colégio Santa Amália Saúde faz parte como negócio filantrópico, iniciou o seu primeiro Programa de Trainee. Mas afinal, o que é um trainee?

A partir de uma busca pelas ferramentas de pesquisa é possível descobrir que trainee é um termo em inglês usado para se referir a uma pessoa que está em processo de aprendizagem e treinamento para exercer um determinado trabalho. Assim, um programa de trainee busca profissionais graduados, normalmente recém-inseridos no mercado de trabalho, para participarem de um percurso de desenvolvimento profissional e assumirem um cargo após esse ciclo de qualificação, tanto técnica como comportamental.

Trata-se de mais uma alternativa entre as diversas possibilidades proporcionadas pelo mercado de trabalho.

Ao escolher um programa de trainee como projeto de futuro é importante, como em toda jornada profissional, preparação, vivência e aptidão para os requisitos comportamentais e técnicos demandados. Algumas competências comportamentais que usualmente estão alinhadas com o perfil de um trainee são adaptabilidade, dinamismo, aprendizado constante, flexibilidade, diálogo pautado na escuta ativa e comunicação assertiva, senso crítico, criatividade, liderança e protagonismo alinhado com o propósito da organização.

As competências técnicas, por outro lado, variam muito e consideram principalmente o segmento de atuação da vaga. Alguns processos, por exemplo, podem exigir cursos de graduação específicos e definir idioma, nível de Excel e lógica como pré-requisito.

Diante desse cenário, é possível afirmar que não há fórmula secreta ou receita de bolo para alcançar as experiências e habilidades procuradas em um trainee. Afinal, são muitas as formas de desenvolver as diferentes capacidades.

Seja através de um projeto de voluntariado ou da participação em equipes que irão aprimorar o protagonismo, seja por meio do empreendedorismo jovem ou da atuação em competições e projetos extracurriculares que irão aperfeiçoar a criatividade, o senso de adaptabilidade e o conhecimento técnico.

O fundamental é conhecer o caminho que se pretende seguir, sabendo o que é necessário para o sucesso e permitindo adaptações e ajustes de rota que inevitavelmente surgem no processo.

Texto por: Pollyana Presotti Tibúrcio – Trainee da Liga Solidária

Artigos Relacionados