Voltar para o blog Educação

Dia Internacional do Voluntário: fazer o bem sem olhar a quem

A Organizações das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário em 1985.

A intenção foi promover ações de voluntariado em todas as instâncias da sociedade, em diversas partes do mundo.

Refletindo sobre a origem e a definição da palavra “voluntário”, recorremos ao dicionário. No Houaiss, vemos que “voluntário” vem do latim voluntarius e significa aquele que age por vontade própria, uma vez que voluntas, também em latim, quer dizer vontade.

Garantir a seguridade e colocar em prática políticas públicas de bem estar social e proteção dos direitos fundamentais, é papel do Estado e de programas de governo, contudo, é inegável e evidente que a participação de diversos setores da sociedade é bem-vinda, necessária e muito importante. Num mundo de muitas realidades e acontecimentos adversos, por vezes, nos deparamos com situações que exigem uma ação ou intervenção imediata e efetiva de pessoas ou grupos que dispõe de recursos, tempo e vontade de ajudar.

A urgência da proteção à vida e o socorro aos mais vulneráveis não escolhe tempo e nem lugar. Guerra, fome, pandemia, desastres naturais e violência contra grupos específicos, estão entre as muitas condições que colocam a integridade da vida em risco. Nem sempre o Estado consegue dar assistência e socorro de forma plena e é aqui que entra o trabalho de milhares de organizações sociais ou indivíduos que se dispõe ao trabalho voluntário.

Em 2021, só no Brasil, 57 milhões de pessoas envolveram-se em algum tipo de trabalho voluntário, segundo pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e DataFolha. Esse número significativo nos faz pensar que valores como compaixão, solidariedade, empatia e senso de justiça, em essência, é o que nos move enquanto coletividade.

O trabalho voluntário é importante numa grande Organização Social de ajuda humanitária internacional e também no gesto simples de sentar-se ao lado de um idoso ou pessoa acamada para dar-lhe atenção, carinho e respeito ou naquela brincadeira com a criança num projeto social. Não temos como quantificar os resultados, mas, podemos verificar os efeitos dessa ação no olhar de uma criança socorrida, na esperança da mulher que recebe a cesta básica, do pai que vê seu filho resgatado ou do animalzinho que foi protegido.

Ações voluntárias organizadas por grupos com método, boa logística e credibilidade também são efetivas para, literalmente, salvaguardar a continuidade da vida em determinadas situações sendo numa comunidade específica, numa região ou até um país.

Retomando o significado da palavra voluntário, aquele que age por vontade própria, vemos aqui um convite para uma reflexão. Muitos dizeres filosóficos e religiosos ensinam sobre fazer o bem, cultivar a compaixão, aprender a sair de si para ver o outro, cuidar do coletivo, respeitar a natureza etc, porém, colocar em prática é algo que supõe escolha, vontade e dedicação. Eis aqui a essência do trabalho voluntário.

Não há retorno financeiro, tapinhas nas costas e nem medalhas para aquele que, por vontade própria, se põe diante da necessidade do seu semelhante e investe tempo, energia e saber para trazer alento e esperança. A beleza desse processo é que todos ganham, pois, dar sem receber supõe humildade, empatia e fé.

Empregar o tempo e a energia como voluntário em algum projeto mais longo ou causa pontual não pode ser encarado como sacrifício, autopromoção, substituição de motivações para outras coisas na vida. A dedicação num trabalho voluntário, ainda que ocasionalmente, pode mudar substancialmente uma realidade.

Não podemos fazer tudo e nem transformar todas as coisas, mas, aquele gesto, o sorriso, o prato de sopa, o abraço, a historinha lidam, a contribuição numa campanha e a participação alegre e gratuita numa ação social, podem mudar a vida de alguém e quiçá, o mundo.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo.” (frase atribuída a Mahatma Gandhi 1869-1948)

Texto por: Sonia Vieira da Silva – Programa Voluntariado Jovem no Colégio Santa Amália – Saúde e Colégio Santa Amália Maple Bear – Tatuapé.