Voltar para o blog Sustentabilidade

‘Vivendo e Convivendo’: Projeto do Colégio Santa Amália Saúde aproxima pais de alunos da educação infantil

A participação da família na vida escolar tem papel fundamental no desenvolvimento e educação dos alunos. Pensando nisso, o Colégio Santa Amália Saúde realizou, no fim de março, o ‘Projeto Vivendo e Convivendo’. A iniciativa proporcionou uma vivência das famílias com a rotina das crianças do ensino infantil, que estão ingressando no Colégio.

O projeto envolveu 31 alunos de 2 a 3 anos acompanhados dos pais. As crianças foram recebidas pelas professoras com as salas organizadas em espaços com brinquedos e materiais diversos, e seguiram algumas etapas e atividades da rotina diária, como rodas de músicas. Os pais realizaram ainda, uma atividade com os filhos e participaram de uma contação de história. E, para finalizar, receberam um lanche gostoso.

Por meio desse projeto, os pais conseguem entender o que acontece dentro da sala de aula e conhecem as estratégias utilizadas pelos professores para conduzir as atividades propostas, assim como também podem acompanhar a adaptação das crianças na rotina pedagógica, e como elas estabelecem as relações afetivas com seus pares. Proporcionando assim, proximidade e segurança em relação ao trabalho realizado no Colégio, considerando que na maioria das vezes, é a primeira experiência escolar dessas crianças.