Voltar para o blog Educação

Saiba o que é Educação Midiática e seus benefícios para os alunos

Quando falamos em Educação Midiática, a primeira pergunta que nos remete é: o que é Educação Midiática? Segundo o dicionário quer dizer – inerente à mídia, característica daquilo que está relacionado à mídia.

Todos nós sabemos o que é um letramento – capacidade básica de ler e escrever, ou seja, reconhecer letras e palavras e assim compreender o significado delas e interpretar o significado daquele conjunto de frases. O letramento midiático segue mais ou menos o mesmo processo, porém inclui a habilidade de identificar diferentes tipos de mídia, bem como de interpretar as informações e mensagens enviadas nessas mídias. Apesar de estar ganhando o debate educacional brasileiro nos últimos anos, o tema não é novo. O primeiro curso de letramento midiático surgiu na primeira metade dos anos 1990, na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

Os pilares da Educação Midiática estão presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fazem parte integral do desenvolvimento do aluno na era digital. Para que esses estudantes se tornem proficientes nessa área do conhecimento, o professor precisa se apropriar do processo de Educação Midiática.

Com a evolução dos meios de comunicação, passando dos jornais para rádio, televisão até chegar à internet, foi preciso entender as peculiaridades de cada mídia. O avanço das redes de conexão Wi-Fi associado ao crescimento das redes sociais e do mercado de smartphones (celulares com conexão) tornou possível que as pessoas fossem impactadas com uma frequência muito maior por diferentes mídias. Isso faz com que um tema que era discutido nos cursos de Jornalismo e Comunicação seja material imprescindível agora para a Educação Básica.

Fazer uso de diferentes formatos de mídia permite que os alunos aprendam a lidar com o universo contemporâneo das mensagens multimodais e da comunicação. Um determinado assunto pode ser explorado por meio de textos escritos, como notícias, ou então explorado em gráficos, imagens, vídeos, jogos ou memes. O ponto mais importante é ensinar a decodificar esses diferentes formatos. As atividades devem envolver debates e reflexões sobre como uma mesma mensagem pode ser veiculada por perspectivas distintas.

Portanto, a Educação Midiática é um conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais. Refletir antes de compartilhar.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli. Gestora Colégios Santa Amália-Gerente Executiva/Educação -Liga Solidária