Voltar para o blog Dicas Culturais

Recesso escolar: 4 ideias para fazer as férias de julho durarem para sempre na memória da família

Chegamos àquela época do ano em que as crianças e adolescente ganham umas pequenas férias e podem curtir um pouquinho. E mesmo que muitas vezes os adultos sigam normalmente nas correrias do trabalho e atividades domésticas, e não é possível fazer uma viagem, por exemplo, esse é um ótimo momento para ser aproveitado. Afinal, quantas vezes nem vemos o tempo passar com as tarefas do dia a dia e com as crianças e adolescentes no celular?

Pensando nisso, separamos algumas dicas para que os dias de folga daqueles que amamos sejam aproveitados com muito afeto, criatividade, aprendizado e diversão, deixando o tédio de lado e criando memórias dignas de serem compartilhados cheia de animação com os colegas de sala depois das férias.

Visitar um museu ou exposição cultural

Apesar das pausas nas aulas, o momento de recesso escolares, além de descanso, pode também ser uma oportunidade para conseguir aquele tempinho na agenda para uma programação diferente e ainda aprender muita coisa nova mesmo fora da sala de aula. E museus e exposições podem ser uma boa pedida para isso!  Espaços em São Paulo como o Museu CataventoMuseu da Imaginação e o Museu do Futebol são algumas ótimas opções para aprender sobre ciências, arte e esporte e ainda curtir muito com exposições interativas e programações para diferentes idades.

Consulte datas e ingressos.

Brincadeiras

Quem disse que também não dá para aprender brincando? E essa é uma boa pedida para as crianças menores. Além de se entreter, as crianças exploram o mundo e exercem a criatividade enquanto brincam. E tem coisa melhor para fazer nas férias com os pequenos? Então que tal tirar um tempinho para não só estimular a boa e velha diversão longe das telas, mas também cair na brincadeira com eles? Experimente relembrar as brincadeiras da sua infância, dançar os hits do momento e chacoalhar o corpo ou soltar a imaginação com massinhas, lápis, giz de cera ou tinta guache?

Calendário divertido

E falando em brincadeira… Imagina só uma rotina com pequenos momentos que duram a vida toda na memória? Uma noite do filme, da contação de história, dos jogos de tabuleiro ou da mímica, uma sessão de fotos engraçadas, um acampamento na sala ou piquenique no quintal ou até mesmo um momento para cozinhar juntos a receita preferida ou aprender uma nova. São tantas as possibilidades de coisas incríveis para fazer. Então que tal começarmos? Escolha um momento e faça disso um grande evento, marcando no calendário, convidando os participantes e aproveitando muito!

Filme

Seja pegando um cineminha ou estourando a pipoca e dando play no streaming, o clássico filme nunca falha e é uma ótima programação para fazer em família. Então que tal maratonar a série que os adolescentes tanto adoram ou curtir aquela animação perfeita para toda família? No Instagram do Colégio Santa Amália já adiantamos três dicas de filmes para assistir nas férias. Clique aqui e corre lá para conferir!