Voltar para o blog Educação

Projeto “Aprender a Aprender”: saiba mais sobre esta iniciativa e qual a sua importância

Elaborar o Projeto Político Pedagógico de uma Escola é um processo desafiador, por ser um documento que tem como objetivo atuar como norteador para as atividades cotidianas da instituição, traçando o caminho a ser seguido pela comunidade escolar, estabelecendo objetivos, ações e atribuições bem definidos, contribuindo dessa forma para a melhoria constante da Escola e do seu processo de ensino e aprendizagem.

De um lado temos as diretrizes políticas, que partem do princípio que o ambiente deve formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades. E, por outro, a parte acadêmica a qual mostra quais serão os recursos necessários para suprir as demandas. Por isso, torna-se essencial e envolve não apenas os professores e a equipe pedagógica, mas também alunos, famílias e comunidade escolar.

É muito importante que esse processo seja feito para dar voz a todos os envolvidos no cotidiano da instituição, fazendo, dessa forma, com que o Projeto seja relevante e transformador. Também, é de suma importância ressaltar que todos devem se sentir parte dele e usá-lo como referência em suas práticas do dia a dia escolar. Realizado a partir de um diagnóstico interno da instituição, o qual leva em consideração vários dados e informações específicas da escola. Porém, sempre buscando inovar para que se efetive a qualidade do ensino.

A essência do Projeto Político Pedagógico está fundamentada nos quatro pilares da educação da UNESCO: Aprender a conhecer, Aprender a fazer, Aprender a conviver e Aprender a ser. Essas quatro vias não podem, no entanto, dissociar-se por estarem interligadas, constituindo interação com o fim único de uma formação holística do indivíduo. Segundo Jacques Delors tais pilares definem os aprendizados considerados essenciais para que as crianças se desenvolvam cognitivamente e socialmente.

“À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permite navegar através dele” (Jacques Delors)

Portanto, a importância de um Projeto Político Pedagógico é a de uma ferramenta que vai além do currículo escolar, traz valores, cultura e as diretrizes de ações que orientam toda a comunidade escolar.

Texto por: Rosane Magalhães, Educadora Ensino Fundamental 1 no Colégio Santa Amália/Saúde.