Voltar para o blog Educação

Nem tudo que parece é: cuidado com as fake news

As fake news encontraram um terreno fértil para se disseminarem, pelos meios de comunicação e redes sociais, e passaram a fazer parte integrante da vida da população. A velocidade e a frequência com que as informações falsas estão sendo cada vez mais impulsionadas sem a devida averiguação são assustadoras. Não é de hoje que a sociedade mente, produz desinformações e abraça teorias conspiratórias das mais delirantes. Será que sabemos distinguir o que é notícia verdadeira de uma notícia falsa?

Considerar as fakes news como um sintoma e consequência de um cenário educacional cheio de falhas é fato. A falta de entendimento básico de política, economia, sociedades e seus funcionamentos pode fazer com que milhares de cidadãos apostem na veracidade de notícias fantasiosas. Quando a população não é estimulada para questionar, não se torna capaz de analisar a construção de uma notícia falsa.

As consequências das fake news têm níveis alarmantes e influenciam os mais diversos campos, sejam eles sociais, econômicos, políticos, pessoais, psicológicos e demais áreas de nossas vidas. Uma população que acredita no que não corresponde à verdade faz escolhas de acordo com o que recebe, mesmo que este conteúdo esteja manipulado.

A discussão sobre a definição do termo ‘fake news’ é de extrema relevância. Apenas a partir de uma compreensão mais acurada do fenômeno, de seus elementos, de seu funcionamento e de seus limites é que se tornará possível elaborar qualquer medida de combate efetiva e certeira, sem efeitos colaterais ainda mais perversos. É preciso ter em mente que estamos lidando com um terreno extremamente sensível, em permanente tensão com o respeito à liberdade de expressão.

Sendo assim, nota-se uma grande dificuldade em compreender o fenômeno das fake news, o que gera diversos tipos de distorções nas medidas de combate, bem como na redação de uma legislação específica.

Portanto, a desinformação contemporânea é um fenômeno inédito que impõe novos desafios, tais como: a combinação estratégica de políticas de curto, médio e longo prazo, pois o panorama que se tem agora é de muita incompreensão e de quase inércia de políticas públicas.  Criar uma sociedade engajada e ciente dos problemas do mundo digital, capaz de enfrentar tais desafios trazidos pela tecnologia é FATO!

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli, Gestora Colégios Santa Amália e Gerente Executiva Eixo Educação Liga Solidária.