Voltar para o blog Educação, Unidade Saúde, Unidade Tatuapé

Música – a arte da melodia

“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música, não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a composição. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” (Rubem Alves)

No dia 1º de outubro comemora-se o Dia Internacional da Música, esta data tem o objetivo de homenagear uma das formas de arte mais apreciadas pelas pessoas. Sabe-se que educação musical é de extrema importância na formação integral do ser humano, pois os praticantes entram em contato com o universo dos sons, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, concentração, comunicação, disciplina e senso crítico.

A música, que passa de geração para geração é uma das linguagens mais antigas da humanidade, faz parte de nosso contexto educacional. Ela possui um papel importante na educação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem e uma grande aliada no crescimento saudável. Para as crianças da Educação Infantil, favorece o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Ainda em relação à educação infantil desperta o lúdico, traz benefícios para a socialização, auxilia na alfabetização, ajuda a lidar com os próprios sentimentos, estimulando a coordenação motora e a percepção sonora.

No que se refere à musicalização contribui para a percepção espacial, matemática e estimula áreas do cérebro das crianças que podem beneficiar o desenvolvimento de outras linguagens. Por isso, proporcionar, ainda na primeira infância, o contato com a musicalidade é fundamental.

No entanto, entende-se como peça fundamental, no projeto pedagógico de uma escola, a criação de um Coral. É por meio dele que a escola mostrará, pela música, a sua identidade cultural. A importância da apresentação de um coral é a prova real da transformação que a escola possibilitou na vida dos alunos e na construção da identidade de sua comunidade. Por isso, devemos pensar no coral como um momento de comunhão, no qual todas as vozes possuem qualidades próprias, onde se busca um bem comum com o mesmo instrumental: a voz.

Quanto ao Ensino Fundamental e Médio há o interesse musical na formação de Bandas, as quais têm por objetivo possibilitar o desenvolvimento da inteligência musical e da socialização, promovendo um ensino da prática em conjunto. Tais atividades estimulam e incentivam o gosto pela música instrumental e canto, por meio de um repertório variado, trabalhando a capacidade cognitiva e aprendizado, preparando os participantes para apresentações e produções artísticas. Desenvolvendo, dessa forma, habilidades de expressão e interação com o público, bem como à formação integral do indivíduo.

Saber aliar a prática educativa e a música torna a escola um lugar mais alegre e receptivo. A música, além de ser facilitadora do processo de ensino-aprendizagem, também amplia o conhecimento musical do aluno, como um bem cultural.

Portanto, experimentar a música e aprender a usá-la é um privilégio, capaz de produzir identidades singulares e coletivas, atuando como elemento que pode operar na constituição do sujeito enquanto mediação social; sujeito este que produz significações, as quais aliadas às suas ações compõem sua identidade individual e coletiva.

• Maria Zélia Dias Miceli: Gestora Colégios Santa Amália / Maple Bear Tatuapé e Gerente Executiva- Eixo Educação Liga Solidária