Voltar para o blog Ex-alunos

Especial ex-alunos: conheça a história do Lucas Tirelli, hoje médico da família e dedicado a saúde mental

Em mais uma edição de entrevistas com nossos ex-alunos, conheça a trajetória do Lucas Carlini Tirelli formado no 3º ano do Ensino Médio em 2010. Lucas estudou na unidade Saúde a partir do 3º ano do Ensino Fundamental e formou-se em Medicina.

Pergunta 1: Conte como foi sua trajetória no Colégio Santa Amália.
Eu estudei no Santa Amália a partir do 3o ano do Ensino Fundamental (antiga 2a série) até o 3o ano do Ensino Médio.

Pergunta 2: Como tem sido seu percurso profissional desde quando você terminou o Ensino Médio no Colégio Santa Amália e quais influências desse período escolar você carrega até hoje?

Bom, no 2o ou 3o ano do ensino médio, eu decidi que gostaria de fazer medicina. Tanto pelas condições financeiras quanto pela excelência do ensino, teria que ser em universidade pública. No final do 3o ano, em 2010, eu consegui passar para a 2a fase da UNICAMP e me lembro que fiquei relativamente próximo de ser chamado, mas acabei não me inscrevendo para as vagas remanescentes e fui fazer 1 ano de cursinho. Após esse ano, passei na faculdade (2012) e optei por fazer na Escola Paulista de Medicina – UNIFESP. Me formei em 2017 e desde então venho trabalhando com medicina de família e comunidade e saúde mental.

Acredito que o principal de todos esses anos de formação no Santa Amália que carrego até hoje – além do ensino formal e das amizades – foi a possibilidade de me desenvolver como ser humano. No Santa,  eu aprendi a gostar e praticar esportes especialmente futsal, teatro, poesia, música, atividades do grêmio estudantil, até uma torcida nós fundamos. Existia os “Eventos”, uma semana do ano na qual nós nos preparávamos com muito empenho para prática de esportes e apresentações culturais: era sensacional, um baita trabalho coletivo de todas as séries! Agradeço muito aos diversos professores que estavam sempre nos incentivando nas mais diversas atividades e que hoje com certeza me fazem um médico, um cidadão e um ser humano melhor e mais crítico. Afinal, como disse o grande médico e pintor português Abel Salazar “O médico que apenas sabe medicina, nem medicina sabe”.

Pergunta 3: O que você pode dizer para quem está nos anos finais do Ensino Médio no Colégio?

Equilibrem bem o estudo com outras atividades da vida. Não se restrinjam tanto: foco e disciplina são importantes em qualquer área, mas entender o que está ao seu redor também é. O vestibular não é a coisa mais importante do mundo. Não deixem a ansiedade tomar conta e impedir que vivam cada dia. Estamos num momento difícil, que exige paciência e força, mas vamos superar! Não se esqueçam que vocês são o futuro do país e temos muito trabalho a ser feito para viver num lugar mais justo e mais feliz.