Voltar para o blog Unidade Tatuapé

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

Quando falamos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais falamos na formação de sujeitos capazes de ter controle consciente das emoções, da demonstração de afeto e da tomada de decisão de maneira responsável.

Tais habilidades estão diretamente relacionadas ao comportamento e, portanto, são desenvolvidas desde a infância, onde principalmente as experiências familiares e o convívio escolar são fatores preponderantes na formação pessoal desse indivíduo.

Frente a essa afirmativa, competências intelectuais, sociais e emocionais devem ser cultivadas com o mesmo afinco, formando indivíduos mais completos e preparados.

Sabendo que as habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas desde a infância, fica claro que a escola tem papel fundamental nessa tarefa.

Nossa proposta de atuação nesse cenário contempla a execução do Programa Character Education, vinculado ao Programa Maple Bear, que atende as exigências impostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o trabalho com essas competências (atitudinais/operativas) em equidade com as competências cognitivas/acadêmicas.

Em cada mês trabalhamos um valor. Durante o mês de outubro, trabalhamos a bondade. A iniciativa respeita a lógica que educar para a formação do caráter deve ser integrado em lições e atividades em todos os componentes curriculares.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli