Voltar para o blog Educação

Conheça o ” Projeto Link”, formador de professores na área de Tecnologia Educacional

Conheça o ” Projeto Link”, formador de professores na área de Tecnologia Educacional

Permear os desafios de uma sala de aula nunca foi uma tarefa fácil. Os profissionais envolvidos neste palco do saber, encaram tais jornadas certos de que a busca pelo conhecimento, bem como a constante formação, são quesitos indispensáveis.

Avançamos no século XXl e o surgimento de novas tecnologias indicam a certeza que nunca mais será como antes, e que devidas inserções no momento do planejamento das aulas se fazem necessárias. Desse modo, aos poucos, o palco principal começa receber alterações, inovações e diferentes dinâmicas, pois os profissionais aceleram seus estudos na busca de acompanhamento.

Um período de pandemia se instalou no caminho de todos, e na área da educação a resiliência tem sido um fator muito importante, pois em poucos meses, foram necessárias inúmeras adequações na busca de acompanhar o estrondoso avanço das tecnologias digitais.

Sendo assim, o Projeto Link avolumou o trabalho na formação de professores dos Colégios Santa Amália, propiciando um cronograma com diferentes ferramentas, como Wordwall (gamificação), Nearpord (apresentações interativas), Flipgrid (gravação de vídeos), Sway (apresentações), entre muitas outras. O trabalho permeou com formações assíncronas explanando conteúdos gravados e formações síncronas no formato de oficinas práticas, na finalidade preparar e apoiar todo corpo docente com inovações digitais.

O ano é 2021, o professor segue em sua caminhada planejando suas aulas, pesquisando projetos e elaborando materiais atendendo as demandas dos novos tempos. Os alunos deste tempo atual necessitam cada vez mais de planejamentos envolvedores, aulas interativas, buscam o papel de protagonistas e necessitam ser provocados no processo de aprendizagem.

Nesta perspectiva, o Projeto Link seguirá com a missão de pesquisar e estudar ferramentas que apoiem cada vez mais este novo tempo, que parece ter recebido um simples “download” nos últimos meses com diferentes instalações, prontas para serem utilizadas. E que instalações foram essas? Tecnologias digitais, já presentes no cotidiano nos últimos anos, porém com recursos virtuais em desenvolvimento acelerado e muito requisitados no palco do saber. A nossa querida sala de aula!

Texto por: Leandra Moreira Fernandes, professora do Curso Integral no Colégio Santa Amália, unidade Saúde.

Galeria de fotos

Artigos Relacionados