Voltar para o blog Unidade Saúde

Conheça o “Partiu Poupar”, um site de educação financeira produzido pelos alunos do Colégio Santa Amália

Para aprender a planejar gastos e a consumir com responsabilidade, é fundamental que a criança seja estimulada a distinguir os motivos que levam a compra de um produto/serviço. Afinal, o fator principal para aprender a lidar com as finanças, tanto na infância quanto na vida adulta, depende de sabermos diferenciar aquilo que eu quero daquilo que eu preciso.

Essa é a proposta que o Colégio Santa Amália leva para seus alunos, por meio de diversos projetos interdisciplinares que mostram a importância e o verdadeiro valor do dinheiro, desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio, despertando o interesse pelo assunto e trabalhando os hábitos de consumo.

Em especial, conheça o projeto “Partiu Poupar”, elaborado pelos alunos do Ensino Fundamental 2 e professores da unidade Saúde. Em conjunto, criaram um site para apresentar os trabalhos realizados, com dicas e informações importantes sobre educação financeira e os impactos do dinheiro na vida e no meio ambiente.

Tudo começou com a leitura da fábula “A cigarra e a formiga”. Os alunos produziram seus próprios cofrinhos para compreender como realizar o bom uso do dinheiro com metas mensais. Desta atividade, o projeto ganhou força, trabalhando outras temáticas como: orçamento familiar, consumo consciente, o dinheiro e as mídias e as formas do dinheiro em várias comunidades e envolvendo mais disciplinas além da matemática, como Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas

A partir daí, surgiu a necessidade da criação deste site para ampliar esse conhecimento além da comunidade escolar.

O site acabou de entrar no ar e ainda terá muito conteúdo bacana pela frente. Você pode conferir clicando aqui.