Voltar para o blog Unidade Saúde

Conheça o “Humorômetro”, um projeto especial de educação emocional e expressão

Com o cenário atual, nossos professores passaram a ensinar muito além das aulas habituais, mas também, sobre inteligência emocional. E uma das maneiras de ajuda-los foi a criação da atividade “Humorômetro: quantificando as emoções do aluno” idealizada pela professora-tutora Joyce Peixoto durante as aulas de tutoria do Colégio Santa Amália, unidade Saúde.

Por meio deste registro, o humorômetro busca identificar e compreender as emoções, encontrar formas criativas de expressa-las, refletir sobre os desafios diários e como superá-los, valorizar momentos de autoconhecimento e como usar a tecnologia e recursos virtuais para a expressão e socialização.

(Joyce Peixoto, professora-tutora do Projeto)

A atividade foi executada pelos alunos do 6 º ano do Ensino Fundamental. Segundo a professora Joyce, “neste período das aulas remotas aprendi que o silêncio dos alunos era parte da criação. Silencia-se pela linguagem verbal, num primeiro momento, para dar voz as emoções internas, aos sentimentos e a expressividade por meio da criatividade e do humor, para depois poder dar voz “falada” e expor ao grupo tudo aquilo que de fato estavam sentindo”. Dessa forma, os alunos aprenderam de maneira lúdica a expressar seus sentimentos e a lidar com as mudanças ao seu redor.

Confira algumas fotos do projeto:

* Você pode conferir os demais Projetos de Tutoria em nosso blog.