Voltar para o blog Ex-alunos

Especial ex-aluno: Conheça a história da Anna Letícia e como o Colégio contribuiu para o seu futuro

Em mais uma entrevista especial com os ex-alunos do Colégio Santa Amália conversamos com a Anna Letícia Machado Brajato, nossa aluna até 2008, sobre sua trajetória e desejos para o futuro.

Pergunta 1: Você tem saudades de sua trajetória no Colégio Santa Amália? Conte-nos um pouco sobre ela.Minha história no Colégio Santa Amália começou aos 3 anos de idade, de modo que foi lá onde cresci e onde me construí como pessoa, como mulher, como profissional.Até que me tornasse adulta, foi lá onde passei o maior tempo da minha vida, tempo de aprendizado, de construção de caráter, de absorção de valores éticos e de vontade em fazer sempre a diferença e o bem.Acredito que todos vivem momentos nostálgicos lembrando da infância, dos amigos, dos professores, da rotina.Comigo não é diferente e esses momentos são indiscutivelmente especiais.Consigo me lembrar perfeitamente da sala de aula do maternal onde estive há mais de 25 anos, das brincadeiras, do parquinho, das rodas de leitura, das fotos da turma aos finais de ano.Consigo me lembrar com muita alegria da minha adolescência, dos muitos amigos que lá fiz e dos momentos de superação a cada novo ano.
Consigo me lembrar perfeitamente dos laboratórios, das oficinas, dos eventos, das mostras, e de tudo que para mim naquela época, fazia a diferença em uma escola.
Consigo me lembrar com amor e gratidão dos inspetores, dos professores, das coordenadoras e de como foi maravilhoso o tempo que lá passei.Me orgulho em ter feito parte da história do Colégio Santa Amália e poder dizer que lá me tornei quem sou hoje.A saudade é um sentimento gostoso, é o que me permite reviver os melhores momentos da minha vida na certeza de que sempre fui acolhida e valorizada como aluna.Espero poder proporcionar aos meus filhos este mesmo sentimento no futuro.
Pergunta 2: Relate como sua escolha profissional foi influenciada pela educação /formação que recebeu quando foi aluno no Colégio Santa Amália e quais valores morais, éticos e culturais desse período escolar você carrega até hoje?Sou formada em Direito pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e pós-graduada em Direito do Trabalho pela PUC SP e em Gestão de Pessoas e Compliance Trabalhista pela Escola Paulista de Direito.
Desde a minha formação, atuo como Advogada Trabalhista e me orgulho da forma como emprego os meus valores em minha área de atuação profissional.Sem dúvidas, o dia-a-dia escolar, a maior proximidade com matérias pertencentes a área de humanas e as jornadas profissionais oferecidas pelo Colégio Santa Amália me influenciaram em relação a escolha profissional.Além disso, sempre compreendi a missão do Colégio Santa Amália, bem como da Liga Solidária em construir cidadãos íntegros, solidários e justos, sobrelevando os valores morais de seus alunos.
Agradeço por todo o aprendizado e por toda a proximidade dos professores e de todos aqueles que acompanharam o meu crescimento escolar, que sempre me mostraram a importância da justiça, do respeito ao próximo e da solidariedade, o que posso dizer com propriedade, tratarem-se de aspectos que prezo diariamente como advogada.
Pergunta 3: O que você pode sugerir para quem está terminando o Ensino Médio no Colégio?É um momento bastante desafiador o final do Ensino Médio.São meses regados de dúvidas, incertezas, planos feitos e refeitos em uma velocidade incrível, inúmeras informações novas e pouca maturidade para lidar com uma fase de mudança radical.Este é o momento de prevalecer o sentimento de paciência e confiança.
O aluno que finaliza o Terceirão está prestes a se deparar com uma rotina e responsabilidades até então desconhecidas e é aí que entra a paciência de descobrir o novo, na certeza de que as realizações profissionais e pessoais chegarão, independente do tempo que demore.Gostaria que dizer aos pré-vestibulandos que conselhos são sempre bem vindos, todavia a decisão cabe tão somente àquele que está vivenciando esta fase.Escolha por você, pela sua felicidade, por algo que será prazeroso e que você fará com orgulho, algo que realmente expresse a sua essência e que você possa colocar em prática todos os ensinamentos e valores éticos e morais ensinados por seus familiares e por sua escola.

Por fim, seja grato às oportunidades e aos obstáculos enfrentados durante este caminho, afinal essa união de momentos e desafios te farão um ser humano e um profissional honroso.