Voltar para o blog Unidade Tatuapé

Alunas do High School do Maple Bear Tatuapé estão entre as finalistas do World Schools Debating Championship – WSDC

O debate competitivo é um esporte intelectual de alto nível que envolve pensamento crítico, articulação das habilidades de oratória, aprofundamento de conhecimentos sobre variados temas e trabalho em equipe. Em crescimento no Brasil e já sendo implantado por alguns dos melhores colégios do país, a atividade é muito valorizada no exterior, principalmente nas melhores universidades dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Historicamente, as competições de debate ajudaram a estabelecer fortes entidades dentro de renomadas universidades como Cambridge e Oxford, que tiveram suas Sociedades de debates fundadas ainda em 1815 e 1823. Nos Estados Unidos, o uso do debate para ensinar argumentação começou na época colonial e foi uma importante ferramenta política de vários momentos da história estadunidense com ênfase na formação de futuros cidadãos como um bem social. Diversas personalidades mundiais foram debatedores competitivos, como Barack Obama, Jacinda Ardern, John F. Kennedy, Alexandria Ocasio-Cortez, Oprah Winfrey, Brad Pitt, Winston Churchill, Tony Blair, dentre tantos outros.

O Brasil é um dos países participantes do World Schools Debating Championship (WSDC), o maior e mais importante campeonato de Ensino Médio em nível mundial. O Instituto Brasileiro de Debates iniciou a convocação de alunos de Ensino Médio de todo país para as seletivas para próxima equipe nacional brasileira no World Schools Debating Championship (WSDC).

O WSDC é realizado em língua inglesa, entre os melhores debatedores de ensino médio de cada nação do mundo. Em 2023, o torneio será realizado presencialmente em Hanói, no Vietnã, entre os dias 18 a 28 de julho de 2023.

O Instituto Brasileiro de Debates, organização nacional que representa o movimento de debates do Brasil, será responsável pelo treinamento dos alunos selecionados. Os selecionados passarão por meses de treinamento em técnicas de debate competitivo e atualidades com uma equipe de treinadores de alto nível.

Durante as seletivas se inscreveram alunos de Ensino Médio do Brasil inteiro e três alunas do Maple Bear Tatuapé – Colégio Santa Amália estão entre as finalistas. São elas: Aline Manfrini Bernardino (Y11),  Anna Julia Barrera Martins (Y11) e Gabriella Mattar (Y11). Para Aline, a experiência de participar das fases do WSDC causou “frio na barriga” , mas está muito contente:  “Estar participando das fases do WSDC Brasil é de dar frio na barriga! Fico muito feliz pela oportunidade e agradeço muito todo o apoio e esperança do professor Bruno que acredita muito na gente! Espero que para a próxima fase eu consiga dar o meu melhor e que eu sinta orgulho da minha jornada até aqui!”.

Anna conta como está animada com o torneio: “Participar do processo para fazer parte do time Brasil no WSDC foi e está sendo uma experiência um tanto assustadora. Apesar desse modo inicial, eu estou muito feliz por ter chegado até a 3ª fase e animada para o torneio dos finalistas. Sou muito grata a Deus por estar comigo nessa oportunidade, a minha família pelo apoio e ao Mr. Bruno por toda a ajuda e orientação, além do tempo dedicado durante as nossas aulas de debates.”

Para Gabriella, “a experiência de participar da seletiva para o time Brasil do WSDC tem sido muito empolgante. Para a terceira e última fase, espero conseguir colocar em prática os ensinamentos do professor Bruno, que tem apoiado tanto a gente nesse processo. Espero conseguir dar orgulho a todos que estão acreditando em mim.”

A última etapa acontecerá de 15 a 17 de dezembro. As alunas participam do projeto de Debates do nosso Colégio que vem sendo realizado desde 2018, com uma interrupção no ano de 2020 por conta da pandemia.