Voltar para o blog Educação, Unidade Saúde

Orientação Profissional no Ensino Médio

Pensando na preparação dos nossos jovens alunos para o futuro, realizamos na semana de 22 a 26 de maio uma atividade muito significativa: ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL, que consiste em um fórum de debates organizado por áreas, cursos ou carreiras, no qual profissionais acadêmicos e estudantes discutem as motivações dos jovens/adolescentes em persegui-las, o caminho a ser percorrido e as suas expectativas em relação ao mercado de trabalho.

O objetivo dessa ação foi abranger mais um aspecto do projeto de vida para os nossos alunos: oferecendo um espaço para debates e fornecendo informações relevantes aos educandos do Ensino Médio, que estão passando por um período de pressões externas e inseguranças em relação às decisões que devem tomar quanto a sua vida profissional. A intenção é sempre proporcionar aos alunos mais propriedade e confiança nas escolhas, além de mostrar possibilidades, tornando mais fácil atingir a realização de seus sonhos.

Nesse ano também foram convidados alunos da 1ª série que juntamente com os da 2ª e da 3ª puderam indicar os painéis relacionados aos seus interesses. Esses painéis de debates, apresentaram de 3 a 5 carreiras, cada uma com um palestrante e um mediador. Cada convidado teve de 15 a 20 minutos para expor sua visão sobre o tema, seguido de 30 minutos para interação com os estudantes.

Durante o fórum, os profissionais convidados abordaram os seguintes pontos:

• O que esperar do curso acadêmico.
  • Da área.
  • A relação com o mercado trabalho.
  • As diferenças entre os mesmos cursos de diferentes instituições de ensino superior.
  • Fatores determinantes para atingir seus objetivos.

Foram debatidos aspectos que esclareceram as formas de ingresso no ensino superior, a estrutura e a grade curricular de cada modalidade. Essa iniciativa visou apoiar os estudantes a tomar decisões e escolher a instituição que melhor atenda às suas necessidades e interesses.

Concluindo: o fórum de debates foi uma iniciativa que reuniu profissionais, acadêmicos de universidades públicas e particulares e estudantes para discutir o cenário universitário brasileiro. A participação de universidades particulares nesse evento contribuiu significativamente para esclarecer dúvidas e orientar os estudantes em relação às opções disponíveis no Brasil.