Voltar para o blog Educação

3 plataformas com cursos on-line e gratuitos para aprender Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui ao menos 10 milhões de pessoas surdas. Por isso, difundir o conhecimento sobre Libras é fundamental para inclusão social. Em 24 de abril de 2002 a linguagem de Libras foi reconhecida como uma língua oficial brasileira, com a publicação da lei nº 10.436. Pensando sobre a importância desse assunto separamos 3 cursos on-line e gratuitos para você aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Esta é uma ótima oportunidade para aprender, além de entender a importância de conhecer para promover a comunicação e inclusão da população de surdos do país.

Escola Virtual do Governo (EGV)

A Lei nº 10.436/2002 legitima a Libras como idioma advindo das Comunidades Surdas Brasileiras e obriga o poder público em geral a adotar formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão dessa língua como meio de comunicação. Com carga horária de 60 horas, esse curso aberto e disponível para todos é uma boa oportunidade de ficar por dentro de material didático, guias práticos e conteúdo diversificado para aprender mais sobre o assunto.

Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Librazil

Se você é do tipo que faz tudo pelo celular e prefere a facilidade de um aplicativo, o Librazil é uma boa opção para você! Disponível para dispositivos Android e IOS, o app possui conteúdo e variedade de abordagem para descomplicar o início dos seus estudos sobre libras totalmente de graça.

Clique aqui para saber mais e fazer o download do aplicativo.

Canais do Youtube

Há ainda uma diversidade de conteúdos educativos que ensinam sobre a língua brasileira de sinais disponíveis na internet e especialmente em canais do Youtube como é o caso da Academia de Libras, que possui diversos vídeos com mini-aulas e dicionário de Libras. Já o Canal Min e as mãozinhas é uma ótima pedida para as crianças, com vídeos curtos em animação de 15 segundos, além de episódios especiais que nos levam para as aventuras de Min e nos mostram que comunicação vai muito além de falar e que esse é um direito de todos.

Escolha qual a sua melhor forma de estudo e bom aprenbdizado!