Sonhar!

Isso também se aprende na escola.

MATRÍCULAS ABERTAS

Tatuapé: (11) 2322-4050

Colégio Bilíngue

A criança bilíngue tem a capacidade de pensar e expressar-se em duas línguas, ampliando seu acesso a informações e experiências variadas. A experiência bilíngue – que vai muito além de compreender, falar, ler, escrever numa segunda língua – possibilita a construção de uma subjetividade bilíngue, resultado da imbricação de dois universos não só linguísticos, mas também culturais.

Ensino Fundamental I

Os alunos ingressantes a partir do ensino fundamental I participam das aulas do programa Learning Centre, que ocorrem semanalmente no contra turno. As aulas são ministradas em inglês, de forma lúdica e dinâmica, com jogos e brincadeiras guiadas, contação de histórias, músicas, filmes e teatro e têm como objetivo aproximar os novos alunos da língua inglesa bem como da metodologia Maple Bear.

 

Dúvidas frequentes

1. Existe idade mínima para começar a estudar uma segunda língua?

Não existe uma idade determinada para começar a aprender uma segunda língua. Estudos apontam, no entanto, que a aprendizagem de uma segunda língua é ainda mais significativa quando iniciada no período da infância, quando ambas as línguas – o português e, no caso do nosso colégio, o inglês -, passam a fazer parte do cotidiano e a ser objeto de reflexão pelas crianças de maneira simultânea.

O ambiente de imersão, acolhedor e desafiador, garante à criança lidar com a língua estrangeira como uma linguagem viva e estimulante.

2. Como se dá a adaptação do aluno recém-chegado ao ambiente de imersão em inglês?

Para que o ambiente de imersão se efetive, é importante que o inglês seja a língua de comunicação e de instrução durante as aulas ministradas na língua e nas áreas comuns. Para os(as) alunos(as) recém-chegados(as), entendemos que este momento de adaptação é determinante para que os alunos se apropriem da nova rotina e do ambiente de imersão em inglês – o qual deve parecer-lhe interessante e seguro.

Gradativamente, os alunos se adaptam ao ambiente e arriscam-se no aprendizado em segunda língua, expressando-se oralmente e por escrito.

3. O currículo Maple Bear está alinhado ao que propõe a Base Nacional Curricular Comum?

O currículo Maple Bear passa por revisões regulares, com o objetivo de se adequar à legislação brasileira. Dessa forma, as expectativas de aprendizagem que norteiam as ações em sala de aula são alinhadas ao que propõem a BNCC, numa abordagem baseada nas melhores práticas e estratégias canadenses.

4. As crianças não confundem os dois idiomas?

No contexto de bilíngue, é comum que as crianças se apropriem de palavras e expressões na segunda língua e as incluam em sua rotina fora da escola. Da mesma maneira, é esperado que elas, ao expressar-se oralmente em inglês, façam uso de palavras em português. Gradativamente, novas palavras, em ambas as línguas, vão sendo incorporadas ao vocabulário do(a) aluno(a), as quais vão se consolidando como parte integrante de um todo maior, que são as línguas em suas especificidades.

No contexto da alfabetização, é comum notarmos trocas fonéticas ao ler e escrever. Nestes momentos, as crianças mobilizam as habilidades que adquiriram ao codificar e decodificar em ambas as línguas, transferindo-as na rotina. Este processo não só não impede que os(as) alunos(as) leiam e escrevam de maneira independente em ambas as línguas, como cria novas oportunidades de reflexão sobre as línguas em suas singularidades.

 

 

A melhor educação para seu filho está aqui!

Agende sua visita.

Informe seus dados