Voltar para o blog Sustentabilidade

Turismo Sustentável: o que é e qual a sua importância

Turismo Sustentável: o que é e qual a sua importância

Entende-se por Turismo, o conjunto de atividades que as pessoas realizam durante as suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, Eco-92, que aconteceu no Rio de Janeiro, em 1992, o conceito de Turismo Sustentável foi definido pela primeira vez. Baseado no conceito de Desenvolvimento Sustentável e nos 3 pilares ou dimensões da sustentabilidade – econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade, nos próximos anos, deve impactar a forma como as pessoas viajarão. A atividade turística passará por uma série de mudanças até 2040, tendo a preocupação com práticas sustentáveis. Dentro da sustentabilidade, é importante que a atividade turística seja capaz de contribuir com a preservação e regeneração dos ambientes naturais e culturais com que estiver envolvida.

Sabemos que o conceito de sustentabilidade ultrapassa a área ambiental, ou seja, o turismo sustentável é aquele que leva em consideração impactos sociais, ambientais e econômicos, bem como os grupos de interesse envolvidos na atividade. No turismo massificado, a dinâmica dos destinos, como horários do comércio e oferta da culinária, segue as demandas do turista e não as necessidades da comunidade local. No sustentável, a preocupação é com o consumo de produtos típicos, vindos de fornecedores locais, assim como a hospedagem preza por espaços que fazem a gestão adequada de seus resíduos empregando pessoas daquela região e respeitando as demandas da comunidade, tanto ambientais como sociais.

Para que o turismo seja bom para todos, tanto para os que visitam quanto para os que são visitados, deve ser sustentável, isso significa proteger o ambiente e a biodiversidade; melhorar as condições econômicas da população local e respeitar a cultura e os valores das diferentes comunidades. Sendo assim, com a aplicação de conceitos eficazes, será possível exercer mudanças significativas na conduta e no modo de agir das pessoas, que vivem em locais que possuem potencial para a prática do turismo, a fim de manter o local preservado e minimizar os danos que possam vir a ser provocados.

Portanto, cabe a nós, viajantes, empresários, lideranças e autoridades, repensarmos e reconstruirmos o turismo, fazendo com que a sustentabilidade se torne padrão em todo e qualquer tipo de viagem, destino e perfil de viajante. O turismo sustentável tem como missão – transformar – gerar menos impactos negativos, tanto para as pessoas quanto para o planeta!

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli, Gestora Colégios Santa Amália e Gerente Executiva Eixo Educação Liga Solidária.

Artigos Relacionados