Voltar para o blog Educação

Reflexão: O esporte e seu aprendizado além das quadras

Uma criança que pratica esporte aprende a trabalhar em equipe e compreende a importância do próximo no convívio social, estimulando, além da convivência em grupo, o respeito aos amigos, familiares e professores. Ela conhece os limites e aprende a superar as dificuldades. O esporte tem a capacidade de integrar crianças e jovens na sociedade, transformar suas vidas e reduzir preconceitos e estereótipos.

O esporte é um grande aliado da Educação. Se deixarmos de olhar a parte competitiva, mas sim para o desenvolvimento da prática esportiva, veremos que o esporte é um agente na busca por princípios e valores sociais, morais, éticos e de inclusão, além do desenvolvimento físico e promoção da saúde. Por essas razões, ele está presente nas escolas, seja pela Educação Física, ou mesmo pela prática de modalidades diversas e pela formação de equipes esportivas escolares. A prática esportiva é promotora de qualidade de vida, transformação social e de construção da cidadania.

O símbolo das Olimpíadas, criado pelo barão de Coubertin, faz referência à celebração das nações. Os famosos “anéis olímpicos” representam os cinco continentes e suas cores, sendo o anel azul correspondente a Europa, o preto a África, o anel vermelho as Américas, o amarelo a Ásia e o verde a Oceania. A forma entrelaçada dos anéis simboliza a união amistosa e pacífica das nações, ou seja, o espírito olímpico de união e interação entre os povos, as escolas e a ética no esporte.

As Olimpíadas Escolares resgatam a importância das competições estudantis, promovendo a inclusão social a partir de uma prática positiva e saudável e abrindo espaço para os novos talentos. Mais do que um evento com competições simultâneas de diversos esportes representa a união de atletas, dessa forma, propagando um ideal. O Olimpismo, termo utilizado para designar o conjunto de valores olímpicos, utiliza o esporte como ferramenta pedagógica para a construção e fortalecimento de valores, visando a construção de um homem melhor e uma sociedade mais justa.

A prática esportiva das Olimpíadas entre escolas nos mostra que tanto as crianças quanto os adolescentes aprendem a enxergar o esporte como um elemento de mobilização social, bem como uma ferramenta para a promoção de uma cultura de paz e incentivo à convivência democrática, estimulando o trabalho colaborativo e o respeito à diversidade.

“A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”. (Mahatma Gandhi)

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli. Gestora Colégios Santa Amália. Gerente Executiva – Eixo Educação /Liga Solídária.