Voltar para o blog Educação

Reflexão: Como cuidar do futuro?

O mercado de trabalho está em constante evolução e é indispensável saber quais são as características, qualidades, exigidas de um profissional do futuro.

Se antes já havia uma dificuldade para escolher uma carreira na qual seguir, hoje as possibilidades são ainda mais variadas. Dizer que o profissional do futuro precisa saber trabalhar com a tecnologia já é um lugar comum. Mais do que isso, precisará dominar não só ferramentas de comunicação, mas, principalmente, ser capaz de ler e interpretar. Assim, desenvolverá uma base intelectual que o preparará para interpretar as mudanças que estão acontecendo e outras que virão.

Sabe-se que entre 65% e 70% das crianças que ingressam no ensino fundamental, atualmente, trabalharão em empregos que sequer existem nos dias de hoje. Para estarem preparados para esse “novo mundo” profissional é preciso que desenvolvam algumas habilidades. Segundo o filósofo e educador Bernardo Toro: “Quando esse jovem chegar à idade adulta, seu campo de ação não será apenas o bairro ou a cidade: será o mundo”, ou seja, será necessário que esse estudante possua uma mentalidade internacional.  É a escola a responsável por ensinar o convívio na democracia, cuja base é a tolerância.

Espera-se que no futuro as habilidades sociais sejam ainda mais valorizadas. Além de competências técnicas e de conhecimento aprofundado, o profissional precisará ser empático, capacidade de se colocar no lugar do outro, bem como saber gerenciar suas emoções, moldar seu comportamento e exercer controle sobre a intensidade de seus sentimentos.

Outra competência fundamental que os fará ficar em evidência será a resolução de problemas. As empresas buscarão pessoas capazes de gerar soluções para os seus desafios diários, ou seja, aqueles que apresentarem boas saídas para os problemas, de preferência antes que eles aconteçam. Identificando, dessa forma, oportunidades e contribuindo para que a empresa adote a estratégia certa.

Portanto, esse “novo mundo” profissional requer que conhecimentos e habilidades caminhem juntos, a fim de que tornem os futuros profissionais aptos a lidarem com os desafios da vida contemporânea, agregando, assim, novos aprendizados.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli , Gestora nos Colégios Santa Amália e Gerente Executiva- Eixo Educação na Liga Solidária.