Voltar para o blog Unidade Saúde, Unidade Tatuapé

Qual a importância dos Cursos Extracurriculares no desenvolvimento do aluno?

As atividades extracurriculares são formadas pelo conjunto de cursos, aulas e oficinas que não fazem parte da Base Nacional Comum Curricular e são oferecidas pela Escola com o intuito de ampliar a formação dos alunos, por meio de práticas interdisciplinares. Futsal, Ballet, Xadrez, Capoeira, Judô, Circo, Teatro e Ginástica rítmica são exemplos de atividades que complementam o aprendizado e ampliam a vivência acadêmica dos estudantes.

Segundo estudiosos, o aprendizado das crianças é enriquecido a partir de diferentes formatos e metodologias de ensino. O contato com outras fontes de conhecimento é importante para a formação geral dos sujeitos, o que contribui para o desenvolvimento de adultos mais críticos, participativos e culturalmente desenvolvidos.

Entre os benefícios das atividades extracurriculares para as crianças/alunos estão os que:

• favorecem o desenvolvimento motor, cognitivo e socioafetivo;
  • despertam a criatividade e o talento para outras atividades;
  • ampliam a visão de mundo e favorecem o entendimento prático dos conteúdos em sala de aula;
  • aumentam a autoestima e, portanto, melhoram a sociabilização.

A oferta de cursos extracurriculares visa à formação integral e contínua dos alunos e contribui para o desenvolvimento da responsabilidade, da autonomia e o fortalecimento da sociabilidade.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli, Gestora Colégios Santa Amália e Gerente Executiva Eixo Educação Liga Solidária.