Voltar para o blog Educação, Unidade Saúde

Projeto Leitor em prática no Colégio Santa Amália Saúde estimula benefícios da leitura

O Colégio Santa Amália Saúde promove o ‘Projeto Leitor’, priorizando a leitura, a escrita e a oralidade para os alunos do 1º ao 5 º ano do Ensino Fundamental. A leitura diverte, emociona e conduz o leitor para conhecer outros mundos e a refletir sobre o próprio.

O projeto é realizado anualmente e consiste em planejar e oferecer situações nas quais os alunos são convidados a exercer diferentes papéis e procedimentos.

Os estudantes, com o objetivo de ampliar o repertório literário, interagir com o livro de maneira prazerosa e reconhecer como fonte de múltiplas informações, também compartilha experiências leitoras, tais como confrontar interpretações e estabelecer relações com outros textos.

No início do ano letivo, são selecionadas obras, do acervo que é composto por livros trazidos pelos alunos para a Biblioteca da Sala de aula. Cada criança deverá ler um livro e fazer uma apresentação sobre ele, estimulando a curiosidade dos colegas. Após a apresentação, todos dispõem os livros na roda e assim, escolhem outro título que gostariam de ler e levam um deles para casa.

Em outro momento de aula, no retorno é realizado uma nova roda, onde os alunos comentarão com os colegas sobre as suas expectativas em relação ao livro lido. Discutem se elas foram atingidas e trabalharão nas questões que constam na ficha de leitura, elaborada pelas professoras. Na ficha, são propostas questões que avaliam a compreensão e a interpretação das obras lidas.

A atividade desenvolve a interpretação de texto e proporciona a ampliação de conhecimento dos alunos sobre diferentes gêneros, autores e ilustrações. Dessa forma são construídos leitores competentes, considerando que a literatura é um trabalho de apreciação.

Por meio da literatura os alunos podem deleitar-se com a leitura de uma história, encantar-se com a beleza que o enredo traz, identificar-se com as personagens, divertir-se e emocionar-se e, acima de tudo, conhecer outras realidades possíveis e impossíveis.