Voltar para o blog Unidade Saúde

Projeto de Tutoria busca ajudar alunos a expressar suas emoções para si e para o mundo

Aprender a expressar suas emoções e pensamentos centralizando tudo o que sente em um diálogo saudável e construtivo é uma tarefa importante e que, por mais que pareça, não é fácil. Por isso, é essencial desenvolver as habilidades emocionais dos nossos jovens desde cedo.

Pensando nisso, um dos Projetos de Tutoria realizados no Colégio Santa Amália, Unidade Saúde, é o “Práticas para falar sobre as emoções, a organização, a convivência resultando no diálogo: Eu, você e o mundo”. O projeto foi organizado com os alunos do 8º ano A em 2020 junto à professora Jackeline Vanessa de Carvalho com o objetivo de que os alunos compreendam e valorizem a organização de uma rotina que promova o equilíbrio entre as exigências (obrigações) e o lazer (diversão), percebam as emoções presentes e decorrentes do isolamento social (pandemia) levando ao exercício do autoconhecimento e desenvolvam a inteligência emocional por meio da aprendizagem lúdica e significativa.

Para trabalhar a vertente “Eu” do projeto, durante os momentos de Tutoria, os alunos foram desafiados a criar um “Varal das Emoções”, registrando como se sentiam durante os encontros de tutoria, que se transformou em um diário. A partir deste processo de olhar para si, cada aluno fez o planejamento semanal de suas atividades com o objetivo de compreender a importância de cumprir com as obrigações sem interferir nos momentos de diversão.

Já para trabalhar a vertente “Você”, despertando o tema convivência, os alunos abordaram histórias da sua família por meio de um questionário e compartilharam suas respostas em uma roda de conversa. Assim, cada um pôde perceber as semelhanças e diferenças, além do respeito com a individualidade, de cada membro da família.

Por último, temos a vertente “mundo”, em que este olhar foi desdobrado a partir de um trabalho sobre convivência em que levou o aluno a perceber seu papel como indivíduo na sociedade, bem como suas perspectivas para o futuro. Após alguns diálogos, os alunos fizeram um painel com palavras representando os sentimentos em relação ao futuro.

Para a professora Jackeline, a educação emocional é parte extremamente importante para o processo de crescimento e amadurecimento dos alunos. “Penso em ser alguém que planta sementes de conhecimento nos alunos, mas sei também que muitas vezes tudo o que precisam é de um olhar atento e um abraço. Acredito que este deva ser o olhar de todo educador, mostrando o caminho para que de fato tenhamos alunos protagonistas.”.