Voltar para o blog Sustentabilidade

Por uma educação sustentável

Por uma educação sustentável

Uma cidade sustentável é o resultado de planejamentos eficientes que criam um espaço urbano economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Tornar uma cidade sustentável é deixá-la mais inclusiva e segura, um lugar onde toda a sociedade possa realizar as atividades socioeconômicas em paz.

Recentemente, a cidade de São Paulo sediou nos dias 08, 09 e 10 de julho, a Virada ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) das Cidades visando conscientizar e engajar a população a respeito das metas de sustentabilidade. Nesse evento foi apresentado o ranking do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, no qual o ODS 4 referente à Educação de Qualidade para a cidade de São Paulo mostrou que há grandes desafios a serem sanados, como por exemplo a conclusão do ensino médio por jovens de 19 anos, o que gera a evasão escolar em busca de trabalho e dessa forma o abandono dos estudos.

A educação é a ferramenta para realização do sonho da cidadania planetária – é essencial para a paz, tolerância e desenvolvimento individual, acesso ao emprego, à erradicação da pobreza e ao desenvolvimento sustentável. No seu sentido amplo e no alcance de sua função social deve ser a expressão do processo da democracia, capaz de construir a cidadania por meio do saber, da análise e reflexão do contexto global em que estamos inseridos. É o caminho ideal para a aquisição da identidade social, política e econômica de um povo comprometido com o equilíbrio e a preservação do Planeta.

No entanto, para que tenhamos uma educação de qualidade são necessários melhores resultados de aprendizagem. Isso requer o fortalecimento dos recursos, dos processos e da avaliação dos resultados, bem como da implantação de mecanismos para medir o progresso. Professores e educadores precisam ter autonomia e receberem formação e qualificações profissionais de excelência. Os sistemas de educação precisam ser geridos de forma eficaz e eficiente, dotados de recursos suficientes. Uma educação de qualidade promove a criatividade e conhecimentos, assegura a aquisição das competências básicas em leitura e escrita, assim como habilidades de resolução de problemas e outras habilidades cognitivas, interpessoais e sociais. Torna-se imprescindível a construção de um projeto político-pedagógico que se preocupe com os desafios do século, em especial os de âmbito ambiental.

Portanto, a educação é capaz de ressignificar o conceito de sustentabilidade, ultrapassando o sentido econômico de garantir o sustento, mas de garantir a existência da vida humana e da diversidade dos seres vivos. Perpetuando a integridade, a beleza natural e a capacidade de regeneração de todas as espécies. Sendo assim, a Liga Solidária tem como propósito colaborar para a construção de uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli, Gestora Colégios Santa Amália e Gerente Executiva Eixo Educação/Liga Solidária.

Artigos Relacionados