Voltar para o blog Sustentabilidade

O mundo mudou… E o Ensino Médio/ High School também!

A preparação dos alunos para os desafios de um futuro digital e mutável, exige novas habilidades, competências socioemocionais e preparação de alta performance para que o estudante tenha o poder de escolher ser o que quiser, em meio às inúmeras novas possibilidades que surgem todos os dias. Sabe-se que 65% de todas as crianças do planeta que entram hoje na Escola  terão empregos que ainda não existem.

A lei 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola, além de definir uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os Itinerários Formativos, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional. A mudança tem como objetivo garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros, além de aproximar as escolas à realidade dos estudantes de hoje, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

As principais alterações foram: mais engajamento, autonomia, protagonismo, aprendizagem e sintonia das escolas com os estudantes. Sendo comum a todos os estudantes: a Formação Geral Básica, ou seja, competências e habilidades previstas na BNCC para as quatro áreas do conhecimento, bem como o Projeto de Vida – a capacidade do estudante de definir objetivos para sua vida pessoal, acadêmica, profissional e cidadã. Os Itinerários Formativos são escolhas flexíveis dos estudantes, possibilitam escolher a área do conhecimento que desejam se aprofundar, com foco nas áreas de conhecimento e na formação técnica e profissional.

Entre as mudanças, uma das mais importantes, já citadas, está a obrigatoriedade do desenvolvimento do Projeto de Vida, preparação do aluno para os desafios do século 21. Além disso, essa disciplina será fundamental para a reflexão sobre o que os estudantes desejam para o futuro e para auxiliar nas escolhas conscientes, de acordo com seus anseios e aptidões, inclusive sobre as possibilidades do Novo Ensino Médio. Para que isso ocorra, é necessário que a Escola crie espaços e tempos de diálogo com os alunos.

Não podemos esquecer os Eixos Estruturantes, os quais integram os diferentes arranjos de Itinerários Formativos, conectam experiências educativas com a realidade contemporânea e desenvolvem habilidades relevantes para a formação integral. São eles: Investigação científica, Mediação e intervenção sociocultural, Processos criativos e Empreendedorismo. Os Itinerários Formativos devem passar, necessariamente, por um eixo estruturante, ou, preferencialmente, por todos eles.

Para apoiar a escolha dos Itinerários pelos alunos, é preciso definir as regras claras sobre o que e como podem escolher em relação ao currículo; ajudá-los a identificar interesses, aptidões e objetivos e a conectar suas escolhas com seus projetos de vida; garantir que tenham possibilidade de escolha desde o 1º. Ano do Ensino Médio, mesmo que ainda não seja para definir seu Itinerário Formativo; permitir que mudem de Itinerário Formativo e que aproveitem os estudos realizados no Itinerário anterior, em caso de mudança.

Portanto, um dos objetivos do Novo Ensino Médio é fazer com o que o estudante seja o protagonista de sua trajetória educacional, profissional e social e assim deixar de ser um agente passivo para tornar-se um agente ativo no processo de aprendizagem e de construção dos seus objetivos.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli – Gestora dos Colégios Santa Amália e Gerente Executiva Eixo Educação Liga Solidária