Voltar para o blog Unidade Saúde

O Colégio Santa Amália Saúde preparando jovens para escolhas que definirão seu futuro

Desenvolvendo as premissas para o Novo Ensino Médio, nossos alunos tiveram a oportunidade de participar de encontros com profissionais de diversas áreas do conhecimento que vieram conversar sobre suas escolhas e relatar sobre os cursos que optaram para esta primeira fase de suas vidas.

O alunado do Ensino Médio teve o privilégio de participar, nos dias 02, 04 e 05 de agosto, de encontros organizados pelo Projeto de Orientação para escolha de carreiras.

O ORIENTAÇÃO CSA 2022 ofereceu um painel de carreiras, onde os estudantes puderam discutir com profissionais o que motiva um jovem/adolescente a perseguir uma determinada profissão, como será esse caminho e o que esperar dele.

O evento contou com painéis de Ciências Sociais Aplicadas, Saúde, Comunicação, Arte e Engenharia em que profissionais de 3 a 5 carreiras da área, apresentaram como é o dia a dia de suas profissões e os trajetos “mais comuns” de evolução, os motivos de suas escolhas, como está o mercado de trabalho, o que um estudante deve levar em consideração ao escolher uma universidade, como conseguir se colocar no mercado, etc.

As discussões foram muito produtivas e repletas de insights para os nossos alunos. Com os painéis de Comunicação e Arte aprendemos sobre a importância de construir seu próprio portfólio para apresentá-lo ao mercado de trabalho. No painel da Saúde, foi discutida a ansiedade de se colocar em prática o que foi aprendido no curso e quanto é importante a parceria dos professores durante esse processo. Em Ciências Sociais, os alunos puderam comparar as semelhanças e diferenças das habilidades analíticas que os cursos dessa área propõem. E, em Engenharias, identificaram a importância do desenvolvimento do raciocínio lógico para resolução dos mais distintos e diversos problemas.

Com esta ação, o objetivo do Colégio Santa Amália de abranger mais um aspecto do Projeto de Vida foi alcançado, oferecendo espaço e informações para que os alunos tenham mais propriedade, confiança e segurança em suas decisões. Acreditamos que assim, torna-se mais fácil lidar com as pressões e se inspirar para buscar seus sonhos e construir perspectivas de vida.

Texto por: Orientadora Educacional Júnia Botter, Colégio Santa Amália unidade Saúde.