Voltar para o blog Educação

Mês das crianças: Como aproveitar a tecnologia para se divertir e aprender com os pequenos?

Chegamos em outubro e nele, temos o dia das crianças se aproximando! E se você tem um pequeno em casa com certeza já deve ter começado a pensar em presentes e programas para comemorar a data, não é mesmo? E sabemos que as crianças estão cada vez mais ligadas nas tecnologias e costumam passar muito tempo de olho nas telinhas dos celulares, Tvs e computadores, antenadas nas novas tendências. É assim por aí?

As crianças estão on! E é nesse clima de programações especiais elas que trouxemos dicas de canais do Youtube, Podcasts e sites educativos para apresentar para os filhos, sobrinhos, netos, alunos… enfim, para todas as crianças que amamos. Que tal se divertir e aprender com elas, além de ajudá-las a aproveitar o tempo em que elas estão online de uma forma mais positiva?

Tour Virtual em museus

Com a internet, podemos dar voltas ao mundo sem sair do lugar e ter diversas possibilidades de aprendizado na palma das mãos. E uma dessas possibilidades de sites educativos são os acervos de museus on-line. Com alguns cliques é possível aproveitar a tecnologia para conhecer exposições em visitas interativas e virtuais de vários lugares do mundo recheadas de arte e cultura, tudo isso gratuitamente e sem sair de casa. Bora curtir essas visitas? Escolha o destino, clique no museu desejado e sinta dentro das exposições conhecendo o acervo e caminhando pelos arredores do museu.

Podcasts

Os podcasts estão em alta! Esses programas em áudio ganharam espaço até mesmo entre as crianças. Há diversas possibilidades de conteúdos educativos com uma linguagem infantil para ouvir com eles e até mesmo contação de histórias. Aqui vão alguns:

• Ouça histórias com lições incríveis e importantes para os pequenos com o Podcast da Unicef, Deixa que eu conto.
  • Aprenda sobre muitas curiosidades e explicações científicas de uma maneira muito divertida com o Podcast Coisa de Criança.
  • Aguce a imaginação dos pequenos com muita brincadeira, histórias, dicas de livros e músicas com o programa vencedor do Premio APCA de melhor produção em entretenimento em rádio em 2016, Maritaca

Canais do Youtube

Essa opção com certeza não é novidade para ninguém! Seja com famosos canais musicais que encantam bebês ou até com influenciadores mirins que acumulam recordes de audiências, o Youtube faz parte do cotidiano dos pequenos, e consequentemente, das nossas casas. Quais canais seus filhos costumam ver? Aqui vão alguns canais educativos disponíveis na plataforma:

• Aproveite muita contação de história, aulas de desenho e aprendizados com o canal Fafá Conta histórias.
  • As crianças sempre são cheias de dúvidas e maneiras singulares de explicar as coisas. Então que tal aprender muita ciência de maneira simples e rápida com o Canal Minuto da Terra?
  • Quem é mais velho deve lembrar do Júlio do Cocoricó. Agora ele virou um youtuber e comanda o Canal do Júlio, perfeito para assistir em família e celebrar a infância mesmo em diferentes gerações.