Educação

Instituto Butantan: da serpente ao Coronavírus

Instituto Butantan: da serpente ao Coronavírus

Nascido em 1901 por causa da epidemia global de peste bubônica, a qual desembarcou no Brasil junto com os imigrantes europeus. Em 1918, veio a gripe espanhola, cientistas do mundo todo se empenharam na criação de uma vacina contra a Influenza. Hoje, o Butantan é o único produtor desse imunizante na América Latina.

Nem tudo é um “mar de rosas”, pesquisas envolvem custos e atrasos de verbas para o Instituto já afetaram estudos e fabricação de produtos, bem como o incêndio que consumiu boa parte do acervo do Instituto por falta de investimento em manutenção.

A ciência vive de experiência e experiências sobram para um Instituto de 120 anos. Quantas vezes ouvimos o nome Butantan e a primeira imagem que vem à cabeça é de uma serpente. Essas serpentes chegaram até o Butantan por causa de seu fundador/diretor o médico Vital Brazil. Ele queria estudar antídotos para o veneno de animais peçonhentos e acabou transformando o Butantan numa referência de soro antiofídico.

O Butantan é uma entidade de pesquisa, uma entidade de divulgação científica. Trabalha com muitos tipos de vacinas, é considerado um ícone no que diz respeito à vacina. A pandemia do Coronavírus é a 3ª. pandemia que o Instituto enfrenta.

Não poderia faltar a homenagem de um Kobra, na comemoração dos 120 anos do Instituto Butantan, o qual idealizou uma obra em referência à criação da vacina contra a Covid-19 e à atuação do Instituto no combate à pandemia.

Portanto, é com muito orgulho que podemos dizer: “Nós temos vacina”. Elaborada em um dos maiores centros de referência em Vacinas – Instituto Butantan – mais uma vez traz o alento para a saúde, não só de um país, mas de um planeta. Depois de tantas agonias, de tantas perdas, de tantas adversidades vividas, viu-se uma luz no fim do túnel. A esperança de termos um “novo” normal. Graças à seriedade e responsabilidade com a ciência e com a pesquisa o Instituto Butantan fez a diferença na criação da vacina Coronavac.

Parabéns pelos 120 anos dedicados à pesquisa, à ciência e pela responsabilidade de salvar vidas! Gratidão!

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli- Gestora Colégios Santa Amália e Gerente Executiva/Educação – Liga Solidária

Artigos Relacionados