Voltar para o blog Ex-alunos

Especial ex-alunos: Conheça o Vitor Morais e a sua experiência durante 15 anos no Colégio

Em nossa serie de entrevistas com ex-alunos do Colégio Santa Amália, conversamos com o Vitor Morais Brambila , formado em 2019 sobre suas aspirações para o futuro e sua decisão em estudar medicina.
Pergunta 1: Você tem saudades de sua trajetória no Colégio Santa Amália? Conte-nos um pouco sobre ela.
Com absoluta certeza sinto muitas saudades de tantas coisas boas proporcionadas em minha trajetória no colégio. Em 2004, com 2 anos de idade, eu entrava no colégio que me formou 15 anos depois. Desde então, tornou-se praticamente minha segunda casa, e então confesso que falo com muito orgulho dessa instituição. Foi onde cresci, amadureci, me batizei, e me formei. Começando por minha infância extremamente divertida, que tenho em mente várias apresentações escolares, fantasias usadas, projetos de sustentabilidade e diversidade cultural que nunca esquecerei, canções para meus pais, festas-juninas, brincadeiras no parquinho, que aliás lembro-me de cada canto como se fosse ontem… e muitos outros momentos marcantes.
Sempre fui participativo, e a escola forneceu de tudo para incentivar toda essa proatividade, o que foi de grande importância para a consolidação de quem me tornei. Além disso, o ambiente que os professores criavam me fez sentir a vontade de estar em todos os projetos, do início ao fim, das apresentações na infância, até o envolvimento com os trabalhos voluntários em meu último ano no Ensino Médio.
Por fim, como filho de professora aprendi a admirar e respeitar muito todos os docentes, que iam além de professores. A intimidade e proximidade que criamos ao longo do tempo foram muito valiosas, tenho com muito carinho todos que passaram em minha vida. Só consigo agradecer a todos os envolvidos na minha passagem pelo Santa Amália, e tudo o que foi proporcionado para minha formação, uma fase eternamente memorável.
Pergunta 2: Relate como sua escolha profissional foi influenciada pela educação /formação que recebeu quando foi aluno no Colégio Santa Amália e quais valores morais, éticos e culturais desse período escolar você carrega até hoje?
A época escolar coincide com a fase em que estamos mais suscetíveis a influências externas no nosso desenvolvimento como pessoa, na formação de nossa personalidade, opiniões, gostos e, portanto, é de extrema relevância o ambiente ao nosso redor.
Desde minha infância, a medicina era minha única opção. O Santa Amália me ensinou a respeitar, acolher, e observar todos ao meu redor, correr atrás e persistir.  Esses valores e ensinamentos que nos foram introduzidos desde o período escolar, refletem na escolha de uma profissão que envolve todos esses aspectos, tratando-se de vidas humanas, e carregarei comigo para sempre.
Pergunta 3: O que você pode sugerir para quem está terminando o Ensino Médio no Colégio?
Focar e me esforçar desde cedo, refletiram em minha aprovação, no curso dos meus sonhos. Sempre devemos rever nosso comportamento e nossas motivações, afinal, ao sairmos pela porta da escola, nossa vida continua. Aprendi durante meu crescimento, que ter disciplina transforma. Traçar metas é fácil, querer intensamente algo, é fácil. Mas, nos questionar o que realmente estamos fazendo para conquistar isso, o quanto estou me dedicando para realizar isso, é o que determina se você irá conseguir.  Sendo assim, independente do ano escolar ou idade, sempre podemos melhorar, e ninguém pode fazer mais por você do que você mesmo.
Além disso, construir ciclos de amizades que te façam bem e torçam por você é muito importante. A época escolar é extremamente divertida, e deve ser vivida de forma saudável, dê valor a essas relações, a dedicação dos professores que fazem de tudo para nosso sucesso, a todos aos funcionários da escola, a rotina com menos responsabilidades, as oportunidades que lhe aparecem, pois a vida adulta irá exigir muito, mas todos nós somos capazes de nos tornar quem desejamos.