Voltar para o blog Ex-alunos

Especial ex-alunos: Conheça a história do André Tenreiro, que hoje tem uma carreira como jornalista

Continuando nossa serie de entrevistas com ex-alunos, conheça a trajetória do André Donke Tenreiro, que viveu toda sua vida escolar no Colégio, unidade Saúde, e se formou em jornalismo.

Pergunta 1: Conte como foi sua trajetória no Colégio Santa Amália?

A minha vida sempre esteve muito ligada ao Santa Amália. Antes de eu entrar no colégio aos 4 anos de idade para fazer o Jardim I, outras nove pessoas da minha família já tinham estudado na escola. E eu saí apenas aos 17 anos quando me formei. As minhas principais amizades até os dias de hoje foram construídas no Santa Amália ou foram proporcionadas graças ao colégio, o que representa um dos motivos por eu levar a instituição no meu coração.

Pergunta 2: Como tem sido seu percurso profissional desde quando você terminou o ensino médio no Colégio Santa Amália e quais influências desse período escolar você carrega até hoje?

Eu entrei na Universidade Metodista de São Paulo para estudar Jornalismo logo após concluir o Ensino Médio em 2009. Desde o início da faculdade, eu trabalhei prestando serviços ao Portal Terra, antes de trabalhar diretamente no portal como freelancer por seis meses durante o ano de 2011. Na sequência, fiz estágio na ESPN em 2012 e permaneci desde então, trabalhando como redator e repórter do site. Desde 2017, eu passei a dividir meu tempo com a atividade de comentarista de futebol internacional e ganhei um blog no site em 2019. Por fim, em janeiro de 2021, eu deixei o site e tenho atuado desde então apenas como comentarista de futebol internacional e blogueiro do site.

O Santa Amália tem enorme influência em quem eu sou hoje, não só pelas pessoas que ele colocou na minha vida, mas também pelo perfil do colégio. Sempre senti orgulho de ter estuado no Santa Amália pela integração que sempre foi proporcionada na escola, com atividades como os Eventos Multidisciplinares. Além da qualidade do ensino, o Santa Amália sempre se mostrou uma instituição muito humana e que preza demais pelas relações pessoais e pelo engajamento social.

Pergunta 3: O que você pode dizer para quem está nos anos finais do Ensino Médio no Colégio?

O período de escolher qual área seguir pode ser muito tranquilo para uns e mais desafiador para outros, é bastante relativo e não há certo ou errado. O mais importante é ter a cabeça aberta e ver com calma o que cada potencial escolha pode oferecer para então decidir. Sempre leve em conta que cada um tem seu tempo, mas isso não pode ser uma muleta para ficar em uma zona de conforto.

Além disso, é importante observar o que você pode fazer já neste momento para ir em direção ao seu sonho. O que me ajudou no jornalismo foi ter começado um blog de futebol com um amigo no colégio para ir praticando a escrita. Ainda que não tivesse experiência e nem o conhecimento que adquiri na faculdade, isso me possibilitou aprender mais sobre assuntos envolvendo o futebol e melhorou minha capacidade e velocidade na escrita.

Por fim, recomendo sempre estar por dentro do que está acontecendo, acompanhando as principais notícias, conforme for possível, para você ter uma noção do que se passa no mundo atual. Informar-se por meio de veículos de diferentes perfis e de credibilidade é o caminho para desenvolver o seu senso crítico, algo tão importante para qualquer pessoa, independentemente de sua escolha profissional.