Voltar para o blog Unidade Tatuapé

Em parceria com o Jornal Joca, alunos arrecadam livros para crianças e jovens refugiados

O voluntariado no Colégio Santa Amália tem como objetivo mobilizar os alunos para criarem ações e campanhas que promovam gestos de solidariedade, empatia e colaboração com pessoas e grupos na comunidade educativa e além dela.

Como ainda não é possível realizar ações fora do colégio, foi feito um trabalho de reflexão e criação de atividades que pudessem ser feitas no próprio espaço escolar e a partir dele. Uma dessas ações foi a participação no projeto “MI CASA, TU CASA”, do jornal Joca,  em parceria com a professora de Espanhol Miss Raquel, que mobilizou todos os alunos e professores da unidade Tatuapé.

O projeto visa ajudar crianças e jovens venezuelanos refugiados acolhidos temporariamente nos abrigos do ACNUR em Roraima. Os alunos organizaram uma arrecadação de livros, encabeçada pelo High School.

Os alunos do Year 10 e Year 11 do High School foram encarregados de dar visibilidade à campanha preparando um material de divulgação e motivando os alunos do Ensino Fundamental II, explicando a campanha e como poderiam ajudar. Esse contato feito pelos próprios alunos foi um diferencial gerando interação entre os colegas de diferentes segmentos e maior interesse pela campanha. O resultado foi muito positivo e rendeu uma grande arrecadação de livros.

Em paralelo a essa arrecadação os alunos do Year 6 escreveram cartas para estes refugiados repletas de carinho contando sobre seus gostos e o que mais gostam no Brasil. Para Miss Raquel, este projeto despertou o interesse nos alunos sobre a crise na Venezuela e como é ser um refugiado, além de despertar a empatia. “Com a confecção das cartas os alunos puderam entender as diversas situações que podem levar pessoas a migrarem de seu país, sob a condição ou não de refugiados, e sobre respeitar e acolher com empatia e solidariedade essas pessoas que chegam ao nosso país, além da riqueza de conhecimento  que proporcionam as trocas culturais”.

Confira um vídeo sobre a experiência deste projeto e também, algumas cartas escritas pelos alunos.