Educação, Unidade Tatuapé

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

Quando falamos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais falamos na formação de sujeitos capazes de ter controle consciente das emoções, da demonstração de afeto e da tomada de decisão de maneira responsável.

Tais habilidades estão diretamente relacionadas ao comportamento e, portanto, são desenvolvidas desde a infância, onde principalmente as experiências familiares e o convívio escolar são fatores preponderantes na formação pessoal desse indivíduo.

Frente a essa afirmativa, competências intelectuais, sociais e emocionais devem ser cultivadas com o mesmo afinco, formando indivíduos mais completos e preparados.

Sabendo que as habilidades socioemocionais devem ser desenvolvidas desde a infância, fica claro que a escola tem papel fundamental nessa tarefa.

Nossa proposta de atuação nesse cenário contempla a execução do Programa Character Education, vinculado ao Programa Maple Bear, que atende as exigências impostas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o trabalho com essas competências (atitudinais/operativas) em equidade com as competências cognitivas/acadêmicas.

Em cada mês trabalhamos um valor. Durante o mês de outubro, trabalhamos a bondade. A iniciativa respeita a lógica que educar para a formação do caráter deve ser integrado em lições e atividades em todos os componentes curriculares.

Texto por: Maria Zélia Dias Miceli

Artigos Relacionados