Voltar para o blog Unidade Saúde

Colégio Santa Amália realiza Projetos de Tutoria com os alunos

Muito além das aulas de Língua Portuguesa e Matemática, o Colégio Santa Amália busca formar cidadãos preparados para os desafios do mundo lá fora. E uma das ferramentas para isso é o “Projeto de Tutoria” realizado com os alunos da unidade Saúde do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio.

O projeto foi criado para fortalecer o aluno e garantir uma maior conscientização do seu papel de estudante, membro de grupos e cidadão. Tudo é pensado na sua formação integral e as atividades são desenvolvidas com base no desenvolvimento acadêmico, o autoconhecimento, as relações interpessoais e a inteligência emocional.

Cada turma conta com um professor-tutor, que será uma ponte entre a escola e os alunos, abordando temas sugeridos pelo colégio e também, pelos próprios alunos, com um olhar individual (aluno) e coletivo (turma).

Além disso, o projeto busca observar o desenvolvimento social dos alunos, reconhecendo seus talentos e habilidades e estimular pensamentos e ações que o levem a construir seu projeto de vida.  Com o isolamento social, o projeto tornou-se mais importante do que nunca, auxiliando os alunos a compreender e expressar suas emoções e lidar com essa nova realidade.

“Contribuir para a formação dos professores-tutores mantém viva a crença de uma Educação capaz de fazer a diferença positiva na vida dos alunos gerando em mim a esperança, em ação, de uma sociedade e mundo melhor para viver. A cada reunião desta equipe tenho a oportunidade de levar conhecimentos, mas posso afirmar que recebo muito também, por meio do contato das atividades desenvolvidas por estes profissionais: dedicados, éticos, apaixonados, sensíveis e incansáveis em sua caminhada e ofício de docente. ”, disse Natalia Giro, Coordenadora do projeto.

Fique ligado que publicaremos alguns projetos realizados pelos alunos e professores-tutores.

(Na galeria, confira alguns desenhos feitos pelos alunos durante uma avaliação do projeto, realizada no final do ano passado.)