Voltar para o blog Educação

Colégio Santa Amália organiza comitê para avaliar a retomada presencial

Conforme anunciado, anteriormente, estamos dando andamento ao segundo semestre do ano letivo de 2020. As aulas ocorreram de forma presencial de 04/02/2020 a 17/3/2020 na unidade Tatuapé e até 23/03/2020 na unidade Saúde. A partir desse período, na modalidade não presencial, devido ao impacto das medidas de isolamento social decorrentes da Covid-19.

No Estado de São Paulo, de acordo com as medidas estabelecidas pela Secretaria Estadual de Educação, as aulas permanecerão no formato não presencial até data ainda não prevista pelas autoridades governamentais.

Aguardaremos mais informações dos órgãos governamentais competentes sobre os detalhes aplicáveis ao retorno das aulas presenciais, em particular ao que concerne à forma de realização do sistema de rodízio de alunos, às metodologias híbridas (aulas presenciais e não presenciais) e ao prosseguimento das atividades referentes ao ano letivo.

Além dos protocolos da Secretaria de Educação e Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, que servirão de base para os Colégios Santa Amália, contratamos a Dra. Ana Angélica Portella, infectologista atuante na Secretária da Saúde/Estado de São Paulo e no Instituto Emílio Ribas, para junto à Medicina e Segurança do Trabalho da Liga Solidária, oferecer orientações, palestras e a formulação de procedimentos e protocolos operacionais na pandemia Covid-19.

A Liga Solidária organizou um comitê composto por médicos, engenheiros, sanitaristas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, equipes da área de Recursos Humanos, de facilities e administrativa que liderados por Dra. Ana mapearam as instalações, fluxos de pessoas, entre outras inter-relações e desenharam o protocolo para atender à comunidade escolar.

O comitê construiu um – Manual de recomendações para a retomada dos serviços/atividades educacionais.

Dentre as orientações, contidas no referido Manual, estão as ações coordenadas e em execução, tais como:

• Avaliação da estrutura física e apoio nos ajustes necessários.
  • Avaliação dos processos de trabalho, incluindo processos de terceiros.
  • Elaboração e implementação dos protocolos de Biossegurança.
  • Orientações pedagógicas e de relacionamento com alunos e pais.
  • Treinamento de todas as equipes administrativas e pedagógicas.
  • Apoio no retorno gradual das atividades escolares.
  • Auditoria contínua mensal e reorientação das lacunas observadas.

Retorno às aulas presenciais

A partir da autorização do Governo do Estado de São Paulo, para o retorno às aulas presenciais, manteremos nosso compromisso de qualidade pedagógica e educacional. Serão realizadas atividades de acolhimento socioemocional, integração ao ambiente escolar, tutoria, reforço e avaliações diagnósticas sobre o nível de aprendizagem dos alunos e recuperação. Elaboraremos um plano de ações pedagógicas e educacionais, readequações do plano de ensino e do Calendário Escolar. Esse plano escolar será enviado às famílias e compartilhado com os alunos, os quais serão organizados de acordo com as orientações dos órgãos competentes.

Na oportunidade, informamos que utilizaremos os espaços dos Colégios para a realização das atividades pedagógicas, de modo a preservar o distanciamento social e, ao mesmo tempo, propiciar mais diversidade no que se refere ao modelo de aulas e movimento dos alunos.

Agradecemos a toda comunidade escolar dos Colégios pela parceria, que não desiste do aprendizado e do desenvolvimento dos alunos, bem como não deixa esmorecer os vínculos que nos une.