Voltar para o blog Unidade Saúde

Colégio Santa Amália cria o seu primeiro grupo de Grêmio Estudantil, o C.A.S.A. 22

O Colégio Santa Amália, alinhado às novas tendências no campo da educação, inicia em 2022 o Centro de Alunos (Grêmio Estudantil) que é a organização dos alunos da escola.

Inaugurado em 06 de abril na unidade Saúde, o C.A.S.A 22, tem em seu nome o ano de sua fundação, sendo o primeiro Centro de Alunos (Grêmio Estudantil) nos 93 anos de existência do nosso Colégio, formado pelos estudantes, que serão os responsáveis pelo desenvolvimento de atividades culturais, esportivas, sociais e de cidadania.

O Centro de Alunos permite o protagonismo juvenil. É o primeiro exercício de participação democrática dos estudantes na sociedade.

O CASA 22, permitirá que os alunos do 8º ano EF à 3ª série do EM, do Colégio Santa Amália participem da vida escolar não apenas enquanto aprendizes a desenvolverem conhecimentos, mas atores sociais que utilizarão este conhecimento em sua vida social prática, desenvolvendo também os valores de uma sociedade democrática.

Nesse ano inaugural, o Centro de Alunos Santa Amália – C.A.S.A 22, será constituído pelos representantes de classe e tem sua sede na Praça do Colégio Santa Amália, onde acontecerão as reuniões da diretoria, o desenvolvimento dos projetos e os encontros com os grupos de alunos.

A partir de 2023, desde o primeiro dia de aula, os estudantes serão incentivados a formarem suas chapas, fazerem suas campanhas e, após eleição, a chapa vencedora assumirá a diretoria do Centro de Alunos.

A ideia é que todos nossos alunos possam participar cada vez mais ativamente nas ações de nosso Colégio, no exercício de cidadania por meio do Protagonismo Juvenil, no qual o jovem é sempre o ator principal em ações que dizem respeito aos problemas do bem comum na escola.

Pretendemos que os nossos estudantes, possam atuar na realidade, por meio de atitudes responsáveis, cidadãs e democráticas.

O jovem protagonista tem  iniciativa, consciência e compromisso, estabelecidos na sua participação legítima na gestão cultural, social, esportiva e de cidadania em nosso Colégio. Confira como foi este momento e também, um vídeo com o evento completo.