Voltar para o blog Educação, Instituto de Ensino e Pesquisa

CELiga Jovem 2021: Congresso de educação mostra protagonismo de jovens dos Colégios Santa Amália e Programas Sociais da Liga Solidária

Educação de qualidade se constrói com compartilhamento de saberes. E isso não faltou no CELiga Jovem, o Congresso de Educação realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Liga Solidária. O evento foi realizado pelos alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio dos Colégios Santa Amália Saúde e Tatuapé, além dos atendidos pelo Programa Crianças e Adolescentes da Liga Solidária, e reuniu os jovens em um encontro com apresentações que promovem práticas de educação, empreendedorismo, sustentabilidade, responsabilidade social e cultura presentes na organização e nos Colégios.

O Congresso é um espaço onde projetos inovadores e inéditos, apoiados por tecnologia, são apresentados e discutidos pelos estudantes, revelando que na Educação 4.0 o formato de transmissão de conhecimentos professor-aluno já não funciona da mesma maneira. Diferentes experiências e estudos revelam que o aprendizado se dá por outros caminhos, por meio da construção de trabalhos ou propostas realizadas entre os educandos, tendo o professor como mediador.

Por isso, além de ser uma oportunidade de troca de experiências entre os adolescentes, o CELiga Jovem estimula o desenvolvimento e protagonismo de alunos e atendidos em uma construção que mostra o quanto não apenas temos muito a ensinar enquanto organização social empenhada na educação, mas o quanto podemos aprender com os talentos que passam pelas unidades mantenedoras e programas sociais da Liga.

Vale lembrar que os Colégios Santa Amália são unidades mantenedoras dos Programas Sociais da Liga Solidária, OSC que atua há quase 100 anos atendendo crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo.