Voltar para o blog Unidade Tatuapé

Alunos do Colégio Santa Amália participam de projeto voluntário sobre incentivo à leitura e à escrita no sertão da Bahia

A leitura tem o poder de nos fazer viajar entre grandes distâncias, nos conectar através de uma mesma história e também unir pessoas por uma grande causa.

Desde outubro de 2021, os alunos do Year 10 e 11 do Colégio Santa Amália Maple Bear, unidade Tatuapé, junto a professora Sonia Vieira, responsável pelo Programa de Voluntariado, estão empenhados em contribuir com o projeto “Leiturinha no Sertão”, que visa levar a leitura e o incentivo à escrita para o sertão da Bahia, no povoado de Santo André. O projeto conta também com uma arrecadação de livros para a população, com o objetivo de montar uma biblioteca na região.

Os alunos elaboraram cartas para as crianças e adolescentes, com mensagens de esperança, incentivo à leitura, valorização da educação e dos professores da região, fé no futuro e criação de laços de empatia. A entrega destas cartas foi realizada pela professora Marina Alves, representante do projeto em São Paulo que prontamente, retornou com a resposta dos atendidos.

“Por meio dessa ação de solidariedade e incentivo à leitura e aos estudos, nossos alunos ampliaram o olhar para outras realidades desse imenso Brasil, vivenciaram a experiência de que, mesmo à distância é possível criar laços de empatia, amizade e respeito. Ao receberem a resposta das crianças do Povoado de Santo André, através das cartinhas, experimentaram a sensação de compreender de que cada gesto de solidariedade, por menor que seja, gera efeitos significativos”, disse a professora Sonia Vieira sobre a experiência.

Para saber mais, acesse a página do projeto no Facebook e no Instagram.