Voltar para o blog Sustentabilidade

À melhor escola, onde o conhecimento se transforma em excelência!

Parabéns ao Colégio Santa Amália pelos seus 95 anos de excelência educacional! Nasceu como Escola de Economia Doméstica, denominada, posteriormente, Escola de Educação Doméstica. Foi uma das iniciativas que mais contribuíram para firmar a tradição da LIGA SOLIDÁRIA, dirigida por muitos anos pela Condessa Amália Ferreira Matarazzo, a pessoa que deu nome ao Colégio.

Tem como missão contribuir para o desenvolvimento de cidadãos éticos, críticos, criativos e empreendedores, aptos a transformar a sociedade em um contexto de equidade, justiça, oportunidade e melhor qualidade de vida para todos. Com uma equipe de profissionais qualificados, o colégio oferece uma infraestrutura completa para atender às necessidades dos alunos em todas as etapas da educação básica. Além disso, investe em projetos pedagógicos inovadores e atividades extracurriculares que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Buscar novas tecnologias é de fundamental importância para a equipe pedagógica do Colégio Santa Amália, visando incorporar abordagens inovadoras e diferentes na forma de ensinar, a fim de estimular o aprendizado dos alunos de maneira mais eficaz e significativa. Promovendo uma aprendizagem por meio de projetos, que permite aos alunos desenvolverem habilidades práticas e trabalharem em problemas reais; e uma aprendizagem baseada em competências, que foca no desenvolvimento das habilidades e conhecimentos necessários para atuar no mundo atual.

Com o objetivo de promover uma educação sustentável relacionada ao Objetivo de  Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, o Colégio Santa Amália, desenvolve práticas e atividades de conscientização dos alunos sobre a importância da sustentabilidade, bem como a adoção de comportamentos e atitudes sustentáveis no dia a dia. Dessa forma, orgulhosamente, é uma escola certificada pelo Programa de Educação Ambiental (PEA/UNESCO) e signatária do Movimento Escola pelo Clima. Essas certificações destacam o compromisso da instituição com a educação ambiental e a sustentabilidade. Garantindo uma educação de qualidade e alinhada com as demandas da sociedade contemporânea.

Não poderia ser de outra forma o reconhecimento, do Colégio Santa Amália, como um ícone no bairro da Saúde e na cidade de São Paulo. Com uma história de tradição e excelência na educação, a instituição destaca-se por seus valores educacionais e pela qualidade de ensino oferecida aos seus alunos. Além disso, possui uma infraestrutura completa e uma equipe de profissionais qualificados, o que contribui para sua reputação como uma das melhores instituições de ensino da região.

Que esse tão querido Colégio continue inspirando e transformando vidas por muitos e muitos anos. Que toda a comunidade escolar possa comemorar essa data especial com muito orgulho e satisfação. Que esse aniversário seja apenas mais um marco de uma história de sucesso e compromisso com a educação. Parabéns, Colégio Santa Amália, por toda a sua dedicação e compromisso com a educação de qualidade!

Maria Zélia Dias Miceli

Gestora Colégio Santa Amália/Saúde e Maple Bear Tatuapé

Gerente Executiva Eixo Educação Liga Solidária.