Voltar para o blog Sustentabilidade

3ª Edição CELiga Jovem

No dia 28 de outubro, o Colégio Santa Amália Saúde, unidade de negócio filantrópico da Liga Solidária, foi palco da 3ª Edição do CELiga Jovem. O evento foi uma iniciativa do compartilhamento de projetos construídos entre os alunos dos Colégios Santa Amália Saúde, Maple Bear Tatuapé e usuários dos programas Crianças e Adolescentes Liga e Qualificação Profissional.

A abertura ficou por conta da apresentação de hip-hop e rap do programa Crianças e Adolescentes da Liga, que arrancou vigorosos aplausos da plateia.

Em seguida, as salas de aulas foram tomadas pela sequência de apresentações dos 52 projetos, protagonizados pelos próprios alunos e usuários da Liga Solidaria, houve muita integração, troca de experiências e conhecimentos. Tal integração criou um ambiente favorável para o crescimento e desenvolvimento das relações, gerando excelentes resultados.

Nas palavras da professora Zélia Miceli, gerente executiva do eixo de Educação de Qualidade da Liga, explicou que esse momento é um exemplo do que chamamos de protagonismo em rede e indiscutível integração, o qual focou temas debatidos na sociedade atual. É um momento muito importante que deve ser analisado como uma estratégia de educação cidadã. “Nossos jovens estão sendo preparados para viver em sociedade e serem protagonistas de suas vidas”, disse ela.

Referir-se à educação cidadã significa considerar o papel fundamental do aluno como sujeito da aprendizagem, o papel dos educadores, da família e do entorno comunitário. Pensar a qualidade da educação é, portanto, pensar o papel dos processos de ensino para a formação de cidadãos.

A coordenadora, Silvia Rinaldi, do Colégio Santa Amália Saúde, destacou que, nesse momento, em que as práticas vividas em sala de aula vão além da questão do protagonismo estudantil, há o desenvolvimento de competências socioemocionais, e é por meio delas que o indivíduo demonstra sua imensa capacidade no processo contínuo de aprendizagem.

Ao se referir sobre as diversas habilidades dissertou que estão inseridas em um contexto que incluem a identificação de variáveis e a compreensão de fenômenos, além da capacidade de relacionar informações, sintetizar, julgar e manipular formações ou conceitos. Ou seja, para fazerem a diferença na vida das pessoas precisam estar diretamente relacionadas às competências.

Os pais foram convidados a serem expectadores e tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho social da Liga Solidária.

No depoimento da aluna Joana Crispim, 11 anos, do Colégio Santa Amália Saúde, disse que gostou de ver a escola, onde estuda, repleta de visitantes.

Também participaram do evento o Bazar com a venda de peças novas e usadas, organizado pelas mães dos alunos do colégio, e empreendedoras representando o Programa Empreendedorismo da Liga Solidária.

Maria Zélia Dias Miceli

Gestora do Colégio Santa Amália /Saúde e Maple Bear /Tatuape.

Gerente Executiva do Eixo de Educação/ Liga Solidária.