Voltar para o blog Educação

10 Filmes e séries para se inspirar com grandes mestres e valorizar o papel transformador da educação

10 Filmes e séries para se inspirar com grandes mestres e valorizar o papel transformador da educação

Para sermos protagonistas de nossas próprias vidas, contamos com a presença de personagens importantes fazendo parte de nossas histórias: os professores. Afinal, como disse o pedagogo e patrono da educação brasileira, Paulo Freire, “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. ”

A educação é um direito de todos, capaz de impactar histórias. E são os educadores, os grandes agentes desta missão de transformar a vida de muitos alunos em roteiros potentes, cheios de lição e dignos de nota 10.

Por isso, para celebrar o dia deles, comemorado no dia 15 de outubro, selecionamos 10 filmes e séries disponíveis em serviços de streaming para nos inspirarmos, emocionarmos, refletirmos sobre a importância da educação e aprendermos muito mais do que uma fórmula matemática ou regra ortográfica, mas a sermos humanos dignos. Confira:

 

Aprender a sonhar

Classificação indicativa: 10

Onde assistir: Prime Video

Sinopse: “Uma quilombola, filha de empregada doméstica, uma índia Pataxó, um filho de pescador, uma sem-teto. Esses e outros personagens reais oriundos de diferentes periferias do Brasil, acessam o ensino superior e narram suas trajetórias repletas de muitos desafios, preconceitos, dificuldades, mas, sobretudo, de muita vontade de melhorar suas condições de vida e das suas respectivas comunidades. ”

Dispensa mais comentários, né? Nesta série documental, histórias reais mostram o verdadeiro papel da educação.

 

Segunda Chamada

Classificação indicativa: 12

Onde assistir: Globoplay

Sinopse: “No ensino noturno para jovens e adultos da EE Carolina Maria de Jesus, Jaci, Lúcia, Eliete, Marco André e Sônia trabalham em prol do poder de transformação social da educação. “

Com duas temporadas, a série traz debates atuais e importantes da sociedade como preconceito, machismo e vulnerabilidade social e como em meio a tantas dificuldades, a escola é necessária para formar cidadãos.

 

Sementes podres

Classificação indicativa: 16

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Atormentado pelo passado, um trapaceiro que vive pequenos golpes com sua mãe encontra a redenção como mentor de grupo de estudantes com dificuldades.”

Nesse filme descontraído e ao mesmo tempo impactante, o educador a princípio pode parecer uma figura controversa e duvidosa, mas é um personagem fundamental para nos inspirarmos e captarmos a mensagem de cidadania que o filme ensina.

 

Efeito Pigmaleão

Classificação indicativa: 16

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Em uma das áreas mais pobres de Paris, uma conselheira escolar se dedica a alunos desfavorecidos e enfrenta seus próprios desafios. ”

A educação e bons conselhos podem impactar vidas e este é um daqueles filmes que mostram que, independente do país em que a história se desenrole e seja lá qual seja o personagem, a sociedade como um todo precisa da ação transformadora da educação.

 

Como estrelas na terra

Classificação indicativa: 10

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Quando o sonhador Ishaan vai parar num internato, um professor de arte tenta ajudar o jovem criativo a descobrir sua verdadeira identidade. ”

Ao apresentar a história de um professor e um aluno com dislexia, esse filme sensível mostra como um educador deve estar atento as diferentes realidades para cumprir o seu papel na formação de uma pessoa.

 

Anne with an E

Classificação indicativa: 12

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Neste filme baseado no livro “Anne de Green Gables”, uma impetuosa orfã é adotada por engano por um casal de irmãos solteirões do interior. ”

Anne é uma garotinha curiosa e tagarela que questiona tudo e aprende lições valiosas da vida. E é claro que a escola ocupa um papel importante nessa história, que mostra a importância da educação, a garantia de direito das crianças, o imaginário e a voz das delas e até mesmo temas mais sensíveis, de forma leve.

 

Rita

Classificação indicativa: 16

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Independente e sem papas na língua, a professora Rita faz o maior sucesso com os alunos de uma escola dinamarquesa. Já entre os adultos, não dá para dizer o mesmo.”

Rita é uma professora irreverente que possui desafios pessoais e trabalha em uma escola com problemas financeiros e de descasos das autoridades. A vida da personagem e temas importantes debatidos em sala de aula e fora dela são apresentados ao longo das temporadas da série.

 

Escritores da Liberdade

Classificação indicativa: 12

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Chocada com a violência que seus alunos enfrentam fora da escola, uma jovem professora os ajuda a descobrir todo o potencial deles. ”

O filme é um grande clássico inspirado em uma história real que traz um exemplo de uma grande professora e os desafios da educação em um contexto social desfavorável, além de mostrar que a educação precisa não apenas estar presente em práticas de sala de aula, mas dialogar com as realidades que estamos inseridos.

 

O menino que descobriu o vento

Classificação indicativa: 12

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Inspirado por um livro de ciências, um garoto constrói uma turbina eólica para salvar seu vilarejo da fome. Baseado em uma história real. ”

Nessa história, um livro, literalmente, salva vidas e mostra que a importância do conhecimento e educação em uma sociedade com desafios, problemas e desigualdades sociais.

 

Matilda

Classificação indicativa: Livre

Onde assistir: Netflix

Sinopse: “Atormentada pela cruel diretora da escola e por seus pais uma garotinha descobre que tem poderes especiais e decide usá-los para se defender das agressões na escola. ”

Matilda com certeza está entre aqueles filmes antigos que fazem parte da infância, se tornam verdadeiros clássicos e ganham um espaço de carinho quando crescemos. A doce e justa professora da protagonista, Senhorita Honey, com certeza teve seu papel nisso ao ajudar Matilda a aprimorar seus poderes e ter um final feliz. De forma até lúdica, o filme mostra que se existe um lado bom e um mal, os professores com certeza são os que lutam contra vilões.

Gostou das dicas? Conta para a gente qual filme não poderia ter ficado fora da lista!